Sejam bem-vindos ao 30° Inverno Cultural UFSJ

Publicada em 20/07/2018 - Fonte: ASCOM

Neste sábado, 21 de julho, logo de manhã, quando a primeira exposição estiver aberta para visitação, começará o 30° Inverno Cultural UFSJ. É verdade que, para uma imensa equipe de artistas, servidores, estudantes, apoiadores, agentes da comunidade externa e colaboradores diversos, o Inverno já começou há muito tempo.

Agora, finalmente, é o momento de compartilhar arte e cultura em espaços como o Palco Praça Bom Jesus de Matosinhos, o Centro Cultural UFSJ, o Largo do Rosário, Largo da Cruz, Praça da Biquinha, bairro Tijuco, Apac, área externa do Teatro Municipal, Museu Regional de São João del-Rei, Barteliê, Sala Preta do Ctan, Cerem, Conservatório Estadual de Música e instituições de ensino.

Também não são poucas as atrações e o que trazem de bagagem cultural consigo.

Na música, a black music vem com Red Maria. E muita cultura negra representada por jongo e congada. Tem ídolo dos Ídolos. Tem Orquestra Jovem e também a experiência de Ian Guest e Celso Moreira. De “cantos rurais” que remetem ao interior mineiro a distorções de rock com aquela sensação inevitável de urbanidade. E quem já conhecia o instrumento “hang drum” que levante a mão!

Bem dizem que o mundo teatral inspira fantasia e ideias. E quanta inspiração virá com uma ópera de sabão, uma maratona de Nova Iorque e um jardim das cerejeiras... Quanta cultura regional abrirá as cortinas no sertão que habita em mim. Vai ter Espectador em Cena, mas também Frequência AusenteExperimento para tempos sombrios, mas, calma, um bocadim de sorriso também no Espetaclim, para as crianças - inclusive aquelas que habitam em nós.

Lançamento de livros, em e-book, como nos novos tempos, mas também os de papel, como nos velhos e nos novos tempos. A poesia também combina com cachaça. E contação de história, acreditem, pode combinar até com assombração, com cemitério, com meia-noite...

Exposições que não fogem à luta. (D)Elas resistem. A trajetória pode ser no caminho do barro. Os estudantes produzemO corpo falao morro também

Tudo isso com a mestria de um evento que faz parte da história da UFSJ e de São João del-Rei. Desde 1987, são 30 edições, marcadas por grandes espetáculos, oficinas, pela interação da Universidade com as comunidades, culminando num movimento de ações que alcançam as mais diversas culturas e os mais diferentes espaços são-joanenses.

Sejam bem-vindos! Queremos que você também faça parte desta história!