Exposição "Pictoricidades" reúne obras de oito artistas do Rio de Janeiro

Publicada em 08/08/2018 - Fonte: ASCOM

Serão expostas 37 pinturas no Centro Cultural UFSJ, de colagem a expressionismo

Entre os dias 9 de agosto e 16 de setembro o Centro Cultural UFSJ recebe a exposição coletiva “Pictoricidades”, composta por 37 pinturas de oito artistas cariocas. As obras tratam sobre a arte como forma de expressão humana, trazendo à tona assuntos contemporâneos e indagações dos artistas. As pinturas transitam entre vários estilos, como a colagem e o expressionismo, mostrando as diferentes interpretações e nuances de cada autor. 

Elmo Martins e Maurício Kiffer trabalham com a técnica de colagem, que consiste em juntar materiais diferentes sobre uma mesma superfície com o objetivo de formar outra imagem com um novo sentido.

Davi Baltar tem seu estilo mais próximo da arte de rua, trazendo as cores do grafite para suas pinturas.

Hugo Bernabé e Luiz Rocha, por sua vez, possuem um estilo mais expressionista, que, como o próprio nome já sugere, busca a expressão dos sentimentos, principalmente pelo uso das cores.

Renan Henrique Carvalho, Diogo Santos Bessa e Paulo Jorge Gonçalves são artistas que têm “pincéis furiosos cheios de conceitos de nossas contemporaneidades”, como sugere o próprio Paulo Gonçalves.

A exposição pode ser visitada todos os dias, incluindo finais de semanas e feriados, das 8h às 20h. A entrada é gratuita. 

Imagem: "E a minha infância feliz acorda", Diogo Santos Bessa