CCO recebe simpósio e encontro sobre saúde da criança e adolescente

Publicada em 08/08/2018

Eventos fomentam o debate de políticas públicas para o tratamento dessa população

Nos dias 30 e 31 de agosto, o Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), em Divinópolis, será sede do V Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Crianças e Adolescentes / I Encontro Regional de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente. O assunto chave do Simpósio será “O fortalecimento do SUS na atenção multiprofissional à criança e ao adolescente com condições crônicas”.

A professora do curso de Enfermagem do CCO, Patrícia Braga, é uma das organizadoras do evento. Ela explica que o tema foi escolhido em virtude da necessidade de discutir práticas e avanços na atenção à criança e ao adolescente com condições crônicas no SUS, ou seja, aquelas condições de base biológica, psicológica ou cognitiva que podem se manter por pelo menos um ano e produzir uma série de limitações e dependências. “As condições crônicas na infância hoje merecem nossa atenção, pelo aumento da incidência e prevalência, e por ser um fator que está ligado a mortalidade infantil.”

Para Patrícia, o tema dialoga com as questões sociais que perpassam o país e o tratamento a essas crianças: Uma mesa específica discutirá os direitos sociais dessas crianças, “compreendendo que nós precisamos ampliar a atenção a esse público e considerar não só os aspectos que envolvem a saúde do corpo mas também os aspectos psicossociais relacionados a essas crianças e adolescentes”, complementa.

O Simpósio promoverá atividades culturais, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto, on-line, por meio do link https://goo.gl/3tR7cZ. Para profissionais de saúde, o valor da inscrição é R$ 20, enquanto estudantes pagam meia.

Os profissionais que desejarem submeter algum trabalho têm até às 23h59 do dia 17 de agosto para enviar resumo com o título SUBMISSÃO para o e-mail simposiodoneca@gmail.com. É preciso estar atento às exigências do evento. Cada relator só poderá enviar um trabalho e é obrigatório que os relatores se inscrevam no evento. Além disso, o documento deve estar em consonância com certas normas de formatação. Os trabalhos aceitos para apresentação terão os resumos publicados em Anais pela Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo - USP. Mais informações em: https://goo.gl/DCZWBZ.

O Simpósio e o Encontro são organizados pela UFSJ junto com o Núcleo de Estudos Sobre Crianças e Adolescentes (Neca) e têm apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis. A programação completa está disponível em: https://goo.gl/ykyibe.