Começa hoje, 9, workshop que discute pós-graduação da UFSJ

Publicada em 09/08/2018

Já está acontecendo desde a manhã desta quinta-feira, 9, no Campus Dom Bosco (CDB), o workshop “Avaliações e perspectivas de melhoria da pós-graduação na UFSJ”. O evento segue até sexta-feira, com atividades que visam estimular o debate sobre o trabalho da pós-graduação e capacitar funcionários da instituição. Ainda hoje, às 19h, no Auditório do CDB, o coordenador geral da Diretoria de Avaliação da Capes, professor Sérgio Oswaldo de Carvalho Avellar, ministra a palestra “Avaliação dos programas de Pós-Graduação pela Capes”, que abordará os métodos utilizados pela fundação.

O workshop é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) para que os programas de pós-graduação da UFSJ possam se adequar e aprimorar para as futuras avaliações da Capes. Além disso, o foco também é capacitar e qualificar o corpo técnico da Universidade.

Para o pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Roberto Calazans, a expectativa é que, com o aprimoramento, a Universidade de forma geral seja beneficiada. “Os efeitos que nós temos com isso é a melhoria da organização administrativa da pós-graduação, do trabalho com processos”, explica, ressaltando a possibilidade de “ajudar também na avaliação da nota dos programas, inclusive melhorando a classificação da UFSJ perante os índices nacionais”.

Programação

Neste primeiro dia de evento, na parte da manhã, está ocorrendo a reunião do Colegiado Geral de Pós-Graduação da UFSJ, para repasses de informações da Prope às coordenadoria dos programas.

Durante todo o evento está previsto o treinamento para secretários e coordenadores de Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFSJ, que serão orientados sobre o funcionamento da Plataforma Sucupira, sistema utilizado pela própria Capes para os trâmites de avaliação. “Reforçando a atividade meio, a gente consegue também atingir a atividade fim da pós-graduação da UFSJ, que é atender mais alunos em mais programas de pós”, constata Roberto.

Na sexta-feira, o encerramento do workshop terá a finalização do treinamento dos secretários.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com o Setor de Pós-Graduação pelo e-mail sepos@ufsj.edu.br ou pelo telefone (32) 3379-5132.