Colégio Eleitoral da UFSJ escolherá novo vice-reitor

Publicada em 15/08/2018

No próximo dia 20 de agosto, às 9h, no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio, o Colégio Eleitoral da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), composto pelos três conselhos superiores da instituição, Consu, Conep e Condi, irá se reunir para realizar a escolha do novo vice-reitor da UFSJ. A função foi deixada em aberto com o pedido de exoneração do professor Marcelo Pereira de Andrade.

A recomposição da vice-reitoria é uma exigência da legislação federal que normatiza o processo Lei 9.192 de 1995. O processo irá seguir o que estabelecem a legislação federal e as normas internas da UFSJ. Nesse sentido, será criada e apresentada ao Colégio uma lista tríplice com os nomes de postulantes ao cargo de vice-reitor.

O presidente do Colégio Eleitoral e reitor da Universidade, professor Sérgio da Gama Cerqueira, afirma que “o pleito seguirá todos os procedimentos exigidos dentro de um processo democrático e desburocratizado, marcas desta gestão desde o início”.

O reitor explica ainda que o tempo decorrido desde a vacância até a realização do processo eleitoral se deu face a negociações com os possíveis candidatos ao cargo, já que, para que ele indicasse alguém comprometido com os ideais da UFSJ, era primordial que a pessoa aceitasse terminar o mandato junto com o fim do mandato da atual Gestão.

Isso significa que, mesmo o eleito podendo ficar quatro anos como vice-reitor, foi negociado que os dois mandatos irão se encerrar juntos, com o futuro vice pedindo exoneração ao término do mandato de Sérgio Cerqueira.

Por determinação de portaria do Ministério da Educação (MEC), a lista tríplice não será encaminhada a Brasília, já que a nomeação do vice-reitor, por determinação do MEC, é realizada na própria instituição, pelo reitor eleito.

O reitor da UFSJ aproveita para dizer que, neste momento conturbado que vive a política no Brasil, “é necessário que a vaga de vice-reitor seja preenchida por alguém que tenha conhecimento dos processos da instituição e que trabalhe junto com a atual gestão, para que as ações [como as listadas abaixo] possam ter prosseguimento com a tranquilidade necessária para que a UFSJ não saia prejudicada”.

Com a governança da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), aconteceu a aprovação da resolução de procedimentos acadêmicos, já que não existia uma unicidade das ações nas coordenadorias de curso. O processo foi feito de forma democrática, já que o texto da resolução foi amplamente discutido pela Comunidade Universitária, e a nova resolução proporciona decisões mais rápidas nas coordenadorias.

Outra ação importante já realizada foi a modificação do edital de semanas acadêmicas, com a revisão da forma de divulgação, submissão e análise, possibilitando um aumento do valor apoiado para cada coordenadoria e maior agilidade na utilização da verba. A modificação do edital gerou uma burocracia menor para as coordenadorias implementarem as semanas acadêmicas em seus cursos.

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) tem realizado reuniões com técnicos-administrativos, docentes, coordenadores e chefias em todos os campi da UFSJ, direcionadas para ouvir demandas, e esclarecer as responsabilidades da Progp. Esse trabalho visa adequar e acomodar situações diversas e demandas apontadas, com vistas à melhoria das condições de trabalho, além dos esclarecimentos sobre a atual Política de Gestão de Pessoas.

Desde 2016, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) instaurou o Fórum Permanente de Extensão para democratizar as tomadas de decisão do setor, expandindo as discussões antes restritas à Comissão de Extensão para toda a comunidade acadêmica.

A partir dessa mudança de formato, mais participativo e consultivo, a UFSJ construiu coletivamente, de outubro 2016 a maio de 2018, o Programa de Acompanhamento e Avaliação da Extensão. Paralelamente, com auxílio do NTINF, desenvolve o sistema de gestão da extensão, de modo a incorporar todas as informações e indicadores de projetos e programas em uma mesma plataforma.

No âmbito da Inclusão, a Proex e a Comissão de Acessibilidade realizaram diagnósticos e consultas públicas para desenvolvimento da inédita Política de Acessibilidade e Inclusão da UFSJ. A proposta está fase de redação final e deve ser apresentada ao Consu no segundo semestre de 2018.

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) tem realizado ações visando a economia de recursos e sustentabilidade para uma gestão segura em tempos de crise. Projetos visando economia de energia elétrica, gerenciamento de resíduos dos laboratórios e recicláveis.

Outra ação que merece destaque é o plano de ação UFSJ + Verde, que compreende diversas ações no sentido de envolver a comunidade acadêmica nas ações ambientais. Nesse sentido são desenvolvidas diversas ações tais como o planejamento e a execução do plantio de espécies florestais e ornamentais. A criação do Setor de Segurança permitiu desenvolver ações integrando a comunidade acadêmica.

Em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), foi criado um check-list padronizando a instrução processual das compras e contratações específicas para pesquisa, o que facilitou e resultou melhoria em relação a anos anteriores gerando economia em muitos momentos.

A implantação do novo Centro de Processamento de Dados da UFSJ – DATACENTER já está concluída e deu condições de melhorias nos sistemas de informática e rede utilizados, bem como garantiu maior segurança dos dados.

Para trabalhar a pesquisa na UFSJ, a Realização do Programa Pró-reitoria Itinerante prevê visitas aos seis campi da Universidade para audiências públicas sobre pesquisa e pós-graduação. Nessas visitas, a Prope discutirá com a comunidade o planejamento de ações que visem o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação na Universidade.

Neste mesmo caminho, a implantação do Qualipós, visa o Apoio à Qualificação dos programas de Pós-graduação da UFSJ com recursos destinados ao fortalecimento da Pós-graduação Institucional e auxílio financeiro a estudantes de Pós-graduação sem bolsa e sem vínculo empregatício. Tem o objetivo de fortalecer o stricto sensu da UFSJ visando a melhoria de conceito junto à CAPES.

Para desburocratizar e facilitar a vida do pesquisador foi criado o Edital de Taxa de Bancada para custeio de pequenas despesas para pesquisadores da UFSJ, que teve a finalidade de conceder recursos para custeio de atividades de pesquisa, estando em consonância com a estratégia de estimular a produção científica.

A equipe da Pró-Reitoria de Planejamento (Pplan) desenvolve desde o início do ano letivo de 2017 o Planejamento Estratégico Setorial (PES), um modelo de planejamento universitário participativo desenvolvido na UFSJ para que a gestão seja descentralizada.

Para este segundo semestre será apresentada para Congregação, em parceria com a Proen, uma proposta de critérios para distribuição de orçamento para os cursos de graduação e unidades acadêmicas, visando dirimir distorções dentro do processo orçamentário.