Consu discute política de sustentabilidade da UFSJ

Publicada em 17/08/2018

O Conselho Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (Consu) discutirá, no próximo 20 de agosto, dentre outras pautas, o anteprojeto que estabelece a política de Sustentabilidade da UFSJ e cria a Comissão Permanente de Sustentabilidade. A iniciativa busca fortalecer condutas que colaborem para o desenvolvimento da instituição e da sociedade, de forma sustentável, economicamente viável, em consonância com o meio ambiente e o equilíbrio ecológico.

O anteprojeto abrange, por exemplo, promover a gestão ambiental em todas as unidades da Universidade, construir e implantar o Plano de Gestão Ambiental da UFSJ, prevenir danos ambientais, promover a educação ambiental, difundir tecnologias sustentáveis, promover participação ativa das comunidades em questões de sustentabilidade, dentre outros.

Já a Comissão Permanente de Sustentabilidade tem o objetivo de implantar e gerir a Política de Sustentabilidade da UFSJ no contexto das comunidades nas quais a Universidade está inserida. Deve ser composta, segundo o anteprojeto, por representantes do corpo docente, com atuação na área ambiental; do corpo técnico-administrativo em educação; e do corpo discente, sendo estudantes de graduação e de pós-graduação. Hoje, atua na instituição a Comissão Temporária de Sustentabilidade da UFSJ, nomeada pela Portaria UFSJ nº 324, de 12 de junho 2018.

As ações de sustentabilidade já são instituídas por lei (acesse aqui o Decreto 7746/2012) e a comunidade acadêmica está convidada a participar de atividades de sustentabilidade que serão desenvolvidas em todos os campi da Universidade.

A comunidade acadêmica pode consultar o anteprojeto em elaboração, propor ações e dialogar diretamente com a comissão temporária pelo e-mail sustentabilidade@ufsj.edu.br.