PET do curso de Enfermagem lança livro sobre saúde mental

Publicada em 21/08/2018

Debater as particularidades dos diversos transtornos e as nuances do campo da saúde mental é o que propõe o livro "Psicopatologia: Abordagem Clínica dos Transtornos Mentais", lançado no final de julho no Centro Cultural UFSJ. A obra, escrita e organizada pelo professor Richardson Machado, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), é resultado do trabalho conjunto entre alunos bolsistas e voluntários do Programa de Educação Tutorial (PET) “Da Loucura à Ciência”, ligado ao curso de Enfermagem da UFSJ. 

Em 2014, o grupo lançou outro livro chamado “Dependência Química: Etiologia, Tratamento e Prevenção” para atender a demanda crescente de conhecimentos sobre o problema da drogadição para especialistas da área da Saúde.

O livro sobre a Psicopatologia é o segundo trabalho publicado pelo PET “Da Loucura à Ciência” e, apesar de direcionado a profissionais e estudantes que procuram se aperfeiçoar no ramo da saúde mental, tem linguagem acessível e pode ser lido por qualquer cidadão que deseja compreender os problemas que envolvem o adoecimento psíquico e os modelos de tratamento e prevenção. 

Dentre os assuntos abordados, o livro dá ênfase a reflexões sobre os aspectos históricos, epidemiológicos e clínicos da identificação e avaliação dos transtornos mentais; as medidas farmacológicas e outras formas de intervenção em quadros agudos e crônicos e as maneiras de prevenção e promoção da saúde mental.

Elaborado com o auxílio de profissionais dos serviços da saúde, pesquisadores, professores e estudantes universitários, o conteúdo do trabalho nasceu a partir de pesquisas científicas sobre os aspectos que interferem na questão dos transtornos mentais mais frequentes no contexto atual.

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas sofrerá com algum transtorno da mente ao longo da vida. Informação que, segundo o professor Richardson Machado, torna urgente a necessidade de se aprofundar neste assunto: “Os desafios na área de saúde mental permeiam desde a falta de informação até a ausência de investimentos em serviços públicos de qualidade para o tratamento. Problemas que podem ser solucionados por meio da construção de uma rede integrada de atenção à saúde, do reordenamento dos serviços de atenção especializados e do enfrentamento da lógica manicomial, que ainda perpassa o cotidiano das práticas profissionais”, comenta.

Por isso, os planos do PET de uma discussão científica sobre essa temática não param por aí. Futuramente, o grupo pretende publicar o livro "Psicopatologia na Infância e Adolescência", que irá abordar, em detalhes, os principais transtornos que acometem crianças e adolescentes de forma a elucidar os principais sintomas, formas de tratamento e prevenção.

Interessados em adquirir a obra Psicopatologia do grupo “Da Loucura à Ciência” pode encontrá-la para compra nas principais livrarias do país ou diretamente no site da editora.

Sobre o PET “Da Loucura à Ciência”

O PET é um programa do governo brasileiro de estímulo a atividades de pesquisa, ensino e extensão que visa a melhorar o ensino e a formação acadêmica do aluno de graduação por meio do planejamento e da execução de atividades interdisciplinares. No caso do PET “Da Loucura à Ciência”, ligado ao curso de Enfermagem da UFSJ, o objetivo é promover meios alternativos de propagação do conhecimento científico focado na saúde mental, realizando ações que beneficiam a comunidade. De assuntos que tratam desde biologia a conhecimentos gerais, existe uma articulação entre universitários, alunos do Ensino Médio e usuários do Serviço de Saúde Mental de Divinópolis para a realização das atividades.