Saúde mental, álcool e outras drogas é tema de debates na UFSJ

Publicada em 21/08/2018

Até o dia 23, a instituição recebe visita do psiquiatra e professor aposentado da UFBA, Antônio Nery, que tem mais de 30 anos de trabalho no campo do álcool e outras drogas

Com o intuito de promover uma reflexão bioética a respeito do uso de substâncias psicoativas, enfatizando a necessidade da inserção deste debate na agenda pública de São João del-Rei, o Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas da UFSJ (Nupid) recebe, até a quinta-feira, dia 23, a visita do psiquiatra e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antônio Nery Filho. Profissional com mais de 30 anos de atuação, dedicados ao tratamento de pessoas com problemas vinculados ao álcool e a outras drogas, pioneiro na formulação da proposta dos consultórios de rua para o acolhimento de pessoas vulneráveis a estas situações no Brasil. 

Essa experiência fez com que o professor Nery voltasse suas reflexões mais para compreender as relações humanas com essas substâncias do que para entender os produtos psicoativos em si. Por isso, durante pelo menos 15 anos, ele se ocupa de estabelecer um debate bioético sobre o consumo de drogas, enfatizando a redução de “vulnerabilidades”, e não apenas de “danos”, e sugerindo essa discussão na agenda de políticas públicas e em conversas sobre equidade, justiça e direitos humanos. 

Para o evento, realizado com apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), da Gerência Regional de Saúde (GRS), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Trabalho (Sedese) e da Coordenação Municipal de Saúde Mental de São João del-Rei, foi estabelecida uma programação gratuita com três dias de atividades abertas a todos os interessados, mas sem emissão de certificados.

Na manhã da terça-feira, dia 21, o primeiro dia de programação foi marcado por uma conversa especial entre o professor Nery e os estudantes universitários ligados a estágios e projetos de extensão no campo da saúde mental, álcool e outras drogas, realizada no Salão da Peteca do Campus Dom Bosco (CDB). 

Já nesta quarta, dia 22, é a vez de um encontro dedicado aos profissionais que atuam no cuidado de pessoas com problemas de álcool e drogas nas redes de saúde e assistência social em São João del-Rei, às 8h30, no Teatro do Campus Dom Bosco (CDB).

Por fim, o evento se encerra na quinta-feira, dia 23, com a palestra “Redução de Danos e Redução de Vulnerabilidades: Do que estamos falando?” proferida pelo professor no Auditório do Campus Dom Bosco (CDB) também às 8h30.

Interessados em acompanhar os trabalhos do professor Antônio Nery podem encontrar mais informações no seu canal do Youtube, o “Conversando com Nery”, ou então pelo programa “Drogas: Fique por Dentro” realizado, semanalmente, na Rádio Metropolitana FM de Salvador.

Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas (Nupid)

Com atuação no desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão no campo de álcool e outras drogas, o Núcleo trabalha inclusive com assuntos como a prevenção do uso prejudicial, o cuidado às pessoas com problemas decorrentes do uso, a reabilitação psicossocial, a redução de danos, a inclusão social e a formação profissional para atuação neste campo. Junto de cerca de mais 60 entidades vinculadas à militância no campo de álcool e outras drogas, o Nupid é um dos integrantes da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas (PBPD), como se pode conferir na matéria: https://goo.gl/bXijSt