Acolhida em São João terá cerimônia de abertura e festival de cultura

Publicada em 22/08/2018

O segundo período de 2018 já começou para cerca de 11 mil alunos nos seis campi da Universidade Federal de São João del-Rei e, com ele, as atividades de acolhida, que já são tradicionais na instituição. Em São João, as atividades começam nesta quarta-feira, 22, às 19h, no Teatro do Campus Dom Bosco, com a cerimônia de abertura e a aula inaugural promovidas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). Nos dias 23 e 24, a programação fica por conta do festival Corredor Cultural.

Na quinta-feira, no início da tarde, às 15h, quando a exposição "Mães da Rural", no Hall de entrada do Prédio Reuni I, no Campus Tancredo Neves (CTAN), for aberta para visitação, começará o Festival UFSJ do Corredor Cultural. Em dois dias de evento, a UFSJ, com a presença de artistas universitários de Campinas, Uberlândia, Viçosa, Uberaba, Baixada Fluminense, Santo André e Itajubá, acolherá, com muita arte e cultura, seus calouros e veteranos deste semestre.

Dentre as atividades programadas, serão cinco espetáculos musicais, quatro de Artes Cênicas, duas oficinas e um workshop. Além da integração e diversão dos alunos, a acolhida da UFSJ busca promover a formação cidadã por meio das artes e da democratização do acesso à cultura e valorização da cena artística universitária.

Para se inscrever nas oficinas de: "Tecido Acrobático", "Oficina de Teatro" e no "Workshop de Forró", acesse este link.

Confira, abaixo, programação de música e teatro:

23/8, quinta, música

Infanteria [UFABC], às 19h, no Adro da Igreja do CTAN

Formada em 2009 como uma das baterias na UFABC, o grupo acumula sucessos como a conquista do 1º lugar no InterBatuc, considerado o maior campeonato de baterias universitárias do Brasil!

Circuito Iago [UFU], às 19h30, do Adro da Igreja até o Pátio de frente à Escola de Música UFSJ, no CTAN

O Circuito Iago propõe-se a investigar relações entre tragédia e dança contemporânea, partindo das ações de Iago em “Otelo”, de William Shakespeare.

Insurgência Sertaneja [UFTM], às 20h, no Pátio de frente à Escola de Música UFSJ, no CTAN

A Insurgência Sertaneja é uma banda autoral que trabalha os diversos ritmos melódicos e poéticos do sertão brasileiro. Toca baião, maracatu, moda de viola, congado, carimbó e cordel.

Quarteto CM Jazz [UFV], às 20h30, no Pátio de frente à Escola de Música UFSJ, no CTAN

O quarteto CM Jazz é um grupo criado em meados de 2018. Seu objetivo é o estudo e desenvolvimento da música instrumental nos diversos estilos, como MPB, Bossa, Jazz e Pop. Formado por músicos de Viçosa-MG, sua instrumentação consiste em Bateria, Contrabaixo, Guitarra e Saxofone.

Banda Tiu Jhonny [UFLA], às 21h, no Pátio de frente à Escola de Música UFSJ, no CTAN

Tiu Johnny é uma banda de rock mineira de universitários da Ufla (Universidade Federal de Lavras). Atualmente está em processo de produção do seu primeiro álbum independente "O Sonho" com o single "Vamo fica loco" gravado no Estúdio Cayres e com produção do Tadeu Patolla.

24/8, sexta, artes cênicas

Oficina de Teatro com o Grupo "Nós do Teatro" [IFF], às 15h, no Lab. de Musicalidade [Sala 1.03 A RE I], no CTAN

Com o objetivo de compartilhar experiências, a oficina intitulada "Cumplicidade e Criação" propõe um processo criativo, utilizando como ferramenta alguns jogos coletivos e a ativação da memória e imaginação como matéria-prima para criação de esboços de cena.

Workshop Forró de Segunda [Unifei], às 16h30, no Lab. de Musicalidade [Sala 1.03 B RE I], no CTAN

O Forró de Segunda é um grupo independente que teve seu início em 2012, com alunos da Unifei que se juntaram para dançar e trocar experiências dentro da dança. Com aulas três vezes por semana e muita paixão, o Forró de Segunda convida a todos a virem dançar e a adentrar essa família enorme na qual se transformou!

Oficina de "Tecido Acrobático" com o Grupo "Novo Circus" [Unifei], às 18h, no Adro do Prédio Reuni III [hall de entrada para a Sala Preta], no CTAN

A aula será bem ao estilo de treino orientado, sendo que o conteúdo abordado e a velocidade em que será dado serão adaptados ao ritmo individual dos participantes.

Cena curta "Tragédia e Comédia" com o Grupo "Nós do Teatro" [IFF], às 19h, no Hall de Entrada do Prédio Reuni I [de frente ao Lab. de Geografia], no CTAN

O espetáculo utiliza linguagens múltiplas como resultado de uma série de encontros e experiências vindas de diferentes métodos e pesquisas. O compartilhamento de experiências e a troca com as comunidades para além do espetáculo é um dos focos do projeto artístico do grupo "Nós do Teatro".

Performance poética "Chamamento" [Unicamp], às 20h30, no Hall de entrada do Prédio Reuni I [de frente ao Lab. 1.01 do Jornalismo], no CTAN

O duo Daiane Correia (voz e textos) e Matheus Felipe (piano e arranjos) interpreta canções de artistas como Susana Baca (Peru), Fito Paez (Argentina), Milton Nascimento e Paulinho Nogueira entrecortadas por textos de Daiane Correia.

Espetáculo de dança "Ímale InúYágba" [Unicamp], às 21h, na Sala Pretinha [Sala 1.02 RE III], no CTAN

Ìmalè Inú Yàgbà é o TCC em dança de Adnã Alves. Imalè Inú Yàgbà é entranha, interior sagrado da mulher ancestral. Imalè, epicentro das memórias pessoais e relembranças de menina preta, é narrativa que fortalece o discurso e dá fala ao movimento de vida e raiz que todas carregam.

Espetáculo teatral "Navalha na Carne" [UFSJ], às 21h, na Sala Preta, Prédio Reuni III, no CTAN

O espetáculo “Navalha na Carne” leva ao público momentos fortes e conflitantes da vida de três personagens: um cafetão, uma prostituta e um homossexual. Com uma soma de tensão e humor, os atores vivem situações de humilhação e de reflexão do valor humano.