Valdir Mano assume a Vice-Reitoria da UFSJ

Publicada em 23/08/2018

O Reitor da UFSJ nomeou, pro tempore, o professor Valdir Mano para o cargo de vice-reitor da UFSJ, vago desde abril deste ano. Valdir é professor titular da área de Química do DCNAT e atuava como Pró-reitor Adjunto de Ensino de Graduação desde o início da atual gestão.

A nomeação ocorre depois que a reunião do Colégio Eleitoral, na segunda-feira, dia 20, encerrou-se sem que houvesse a formação da lista tríplice. O Colégio Eleitoral, órgão previsto no inciso XX do artigo 11 do Estatuto, é formado pela composição do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Diretor. A princípio a Reitoria inclinava-se a não indicar um vice-reitor, deixando vago o cargo até o final do mandato. No entanto, como informou o professor Sérgio Cerqueira, reitor da UFSJ, "o tempo mostrou a necessidade de que houvesse alguém para compartilhar as grandes responsabilidades da condução da Universidade".

Importante notar que existe delegação do Ministério da Educação para que a indicação do vice-reitor seja feita pelo Reitor. Esse foi também o caminho escolhido na única outra oportunidade em que a UFSJ se deparou com essa situação. O reitor declarou ainda que "A Universidade não podia mais esperar. Há importantes atividades que precisam ser desenvolvidas e que aguardavam pela recomposição da equipe".