"Pam Pam TCHAN!": formados em Teatro pela UFSJ produzem e encenam peça infantil

Publicada em 23/08/2018

Giselle Mara e Ricardo Ribeiro são profissionais formados pelo curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ambos terão papéis bastante distintos no espetáculo infantil Pam Pam TCHAN!, da Cia Rotunda de Teatro, que será apresentado no próximo Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes - o evento começa na sexta-feira, 24 de agosto, na cidade de mesmo nome. Ela é produtora da Companhia; ele, além de ator, também é professor e técnico em iluminação.

Alunos entre os anos de 2012 e 2016, eles destacam a importância da graduação na formação profissional. Segundo Giselle, a Universidade abriu portas para importantes experiências, como a monitoria no Inverno Cultural durante seis anos. “Em 2015 os caminhos da produção começaram a dar frutos e tive a oportunidade de participar de eventos como Artes Vertentes, Mostra de Cinema, Cia das Danças, Octo Filmes, entre outros”, ressalta.

Já Ricardo comenta que vida universitária permitiu “perceber que existe um leque de opções dentro do universo teatral.” Ele avalia ainda que “se não fosse o curso nessa minha pequena trajetória, eu não teria esse contato teórico tão abrangente num curto prazo.” Ele conta que a experiência de atuação na companhia ajuda a entender o fazer teatral na prática.

Agora, Giselle almeja se aprofundar ainda mais na profissão na área de produção cultural, participando de outros festivais e eventos. E Ricardo vai investir em capacitação para aprimorar o trabalho artístico. “Estamos em uma época um tanto quanto conturbada no nosso País. É um cenário que deixa muita incerteza (...) Somos a arte, ela precisa incomodar. Talvez incomodar seja uma boa escolha para o futuro”, afirma.

Espetáculo

O espetáculo infantil Pam Pam TCHAN! conta com humor, poesia e sensibilidade a história do circo homônimo - cheio de magia, alegria, luz, cores - e de um trio de artistas que comandam o espetáculo. Uma bailarina linda - porém, chorona - chamada Mariote e dois palhaços, Bamba e Lalão, cuidam para que o Pam Pam TCHAN! espalhe alegria e diversão por onde passa.

Ameaçados com a chegada da malvada Sandova, uma vilã determinada a acabar com a alegria no mundo, os palhaços e a bailarina enfrentam difíceis momentos para impedir seu grande plano e terríveis maldades.

Na avaliação de Ricardo Ribeiro, “o público de um modo geral adora a mensagem que o espetáculo traz!” Ele comenta que é um desafio abordar abordar o universo circense e a relação dos palhaços com ele. “Esse amor, que o circo proporciona, é lindo de ser mostrado no palco. Levar isso para o teatro é uma experiência única”, diz. Para Giselle Mara, a peça proporciona uma interatividade com o público, seja adulto ou infantil, a partir da “alegria, amizade, confiança e suspense” que a peça possui.

Perfil

Giselle Mara - produtora da Cia Rotunda de Teatro, vice-presidente da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (APAC JF). Atua também no Festival Artes Vertentes, Cia das Danças e Octo filmes.

Ricardo Ribeiro - ator e a Cia Rotunda de Teatro e professor do curso preparatório de atores da Cia Elas por Elas (mentora da Rotunda); ministra ainda oficinas voltadas para iluminação cênica em toda região e atuou como técnico em iluminação pelo Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves, em Tiradentes.

Serviço - Espetáculo infantil Pam Pam TCHAN!
Quando: sexta (24/08), às 19h, e sábado (25/08), às 15h.
Onde: Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves.
Endereço: Rua Direita, 168, Centro, Tiradentes.