VIII Coen: primeiro lote de inscrições vai até segunda, 27

Publicada em 24/08/2018

As inscrições do primeiro lote para o VIII Congresso de Engenharias (Coen) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) estão abertas até segunda-feira, 27 de agosto. Com o tema “O seu sucesso começa fora da caixa”, esta edição tem o objetivo de estimular os participantes a refletirem como atividades fora de sala de aula contribuem para a formação dos futuros profissionais. O evento ocorre de 17 a 21 de setembro no Campus Santo Antônio da UFSJ.

Para o coordenador geral do evento e estudante de Engenharia Mecânica da UFSJ, Thiago Silva Tavares, os temas que serão abordados no Congresso “surgiram após uma pesquisa com diversos estudantes, de diferentes períodos dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Produção. São assuntos que complementam o aprendizado em sala de aula e outros que vão além, destacando as atividades práticas e oportunidades de networking.” 

Ele acrescenta que “nos cinco dias de evento, o Coen deseja impactar estudantes, profissionais da engenharia, empresas, professores e a UFSJ por meio de capacitações, palestras, artigos científicos e visitas técnicas com conteúdo voltado para as engenharias elétrica, mecânica e de produção”. A expectativa, segundo Thiago, é que “mais de 350 pessoas estejam envolvidas na programação, buscando o desenvolvimento da região e a qualificação profissional.”

A palestra de abertura vai abordar “Como transformar uma ideia em um negócio de alto impacto”, ministrada pelo engenheiro e especialista em Gestão de Projetos, Juliano Loureiro. Outra palestra confirmada é sobre “Tendência de Publicações”, com o professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Edson Lara.

Entre os temas dos cursos, estão “Descargas Atmosféricas: Abordagem em Engenharia”, “Introdução à Gestão de Projetos”, “Microscopia de Varredura por Sonda” (aplicado no estudo de nanoestruturas, importante área da Engenharia de Materiais). “Geradores Fotovoltaicos: Mão na Massa!”, “Neurociências, Negócios e Engenharias”, “Introdução à Robótica”, “Energias renováveis”, “Inteligência Artificial”.

A programação inclui ainda visitas a empresas da região, como AMG, Holcim, Marluvas e Saint-Goiban. Em sete anos, o Coen já teve mais de 2 mil participantes, 193 capacitações, 326 artigos submetidos e 43 palestras.

Serviço - Inscrições para o VIII Coen

Quando: 20 a 27 de agosto (1º lote) / 28 de agosto a 14 de setembro (2º lote)
Link para inscrições: https://doity.com.br/viii-coen--oitavo-congresso-de-engenharias-da-universidade-federal-de-sao-joao-del-rei