Empossados membros do Conselho Administrativo do Hospital das Mercês

Publicada em 24/08/2018 - Fonte: ASCOM

Os membros do novo Conselho Administrativo do Hospital de Nossa Senhora das Mercês (HNSM) tomaram posse na noite de quinta-feira, 23 de agosto, em cerimônia na capela da unidade hospitalar. Entre os novos conselheiros, estão professores da UFSJ aprovados pelo Conselho Universitário (Consu) em 18 de junho. São eles o reitor Sérgio da Gama Cerqueira, que preside o Conselho; e os professores Andréa Carmen Guimarães (Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde), Alexandre Ernesto Silva (Enfermagem/CCO), Rodrigo Chávez Penha (Departamento de Medicina) e Fernando Otávio Coelho (Departamento de Ciências Naturais). O período do mandato é de dois anos a partir da data da posse, sem qualquer remuneração por essa função.

Sérgio da Gama Cerqueira, ressaltou o caráter inédito da parceria entre universidade e hospital filantrópico. “É uma construção que tem enorme potencial”, avaliou. Ele informou que, agora, a UFSJ fará um diagnóstico da unidade para conhecer a estrutura e práticas do local, com objetivo de explorar o potencial do equipamento de forma mais racional. “Esse diagnóstico vai ter como fruto a possibilidade de melhoria do hospital e da saúde da cidade”, comentou Sérgio.

A ideia é que esse seja ainda um espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, permitindo que alunos dos cursos de saúde e outros utilizem o hospital como campo de práticas. “Acreditamos que o futuro será brilhante e poderemos desenvolver muitas atividades”, afirmou. Sérgio garantiu ainda que a parceria não inviabiliza acordos com outras instituições da área de saúde de São João del-Rei.

O pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar e presidente do antigo Conselho Deliberativo, padre Geraldo Magela da Silva, destacou o fato da posse ocorrer um dia antes das comemorações de 70 anos do HNSM. “Uma feliz coincidência dessa nova fase”, comentou.

De acordo com ele, “a Universidade tem mais uma oportunidade de trabalhar e ajudar a sociedade no seu processo de crescimento’. Geraldo avaliou, ainda, que essa experiência servirá de modelo para outras instituições.

O assessor especial da Reitoria para Desenvolvimento da Educação em Saúde e novo conselheiro, Rodrigo Chávez Penha, opinou que “o curso de Medicina só tem a ganhar com a qualificação de um hospital’. Para ele, as duas instituições se beneficiam mutuamente com a parceria, pois o atendimento oferecido aos pacientes e a formação dos futuros profissionais tendem a ser aprimorados, beneficiando a cidade de São João del-Rei e região.

Na avaliação do estudante Vinicius Santos Rodrigues, também integrante do novo Conselho, “a inserção da Universidade dentro da gestão do Hospital vai ajudá-lo a modificar e tornar um espaço de ensino, possibilitando garantir a excelência na formação dos futuros médicos - críticos, reflexivos, humanísticos”.

Estiveram ainda presentes na posse autoridades políticas e militares, irmãs mercedárias, colaboradores e médicos do hospital e membros do antigo conselho.

A parceria entre a UFSJ e a Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês foi celebrada em 5 de julho deste ano. Relembre aqui matéria publicada com perguntas e respostas sobre a parceria..