Especialização sobre povos indígenas está com inscrições abertas até 14 de setembro

Publicada em 28/08/2018

O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está com inscrições abertas, até 14 de setembro, para a primeira turma da Especialização “Mundos nativos: saberes, culturas e história dos povos indígenas”. Podem participar da seleção graduados de qualquer área. De acordo com o edital, são oferecidas 150 vagas, sendo 30 vagas por localidade: Confins, Passos, São João del-Rei, Conselheiro Lafaiete e Sabará.

A coordenadora do curso, professora Leônia Chaves, ressalta que essa é a primeira especialização que aborda a temática indígena na UFSJ, com caráter multidisciplinar e interface com várias áreas do conhecimento - como história, arqueologia, arte, geografia, direito, educação, ciências naturais, entre outras. “O programa coloca especial ênfase na docência, mas conjuga a pesquisa, destinando parte do programa para a elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa, com tutorias personalizadas, monitoramento e orientação de professores qualificados”, afirma.

Leônia informa que, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são reconhecidas 305 etnias indígenas e 274 línguas diferentes. No total, os índios são quase 900 mil pessoas, correspondendo a 0,47% da população do País. “O legado desses povos é, portanto, um patrimônio cultural do Brasil e da humanidade!”, ressalta Leônia.

Na avaliação dela, o desconhecimento da cultura desses povos reforça estereótipos e preconceitos. “O Brasil, país multicultural e pluriétnico, tem o privilégio de contar com uma diversidade extraordinária de povos indígenas. No entanto, infelizmente, a grande maioria dos brasileiros pouco sabe sobre os povos nativos”, comenta.

A coordenadora ressalta ainda que o curso tem o objetivo de relativizar o conhecimento hegemônico de matriz europeia. “Desta forma, põe-se em causa a supremacia do pensamento ocidental-moderno, oferecendo aos alunos a experiência de se pensar outras ontologias, epistemologias, narrativas e saberes”, explica.

As aulas têm o início previsto para 31 de outubro de 2018. O curso é gratuito e será ministrado a distância, via internet, com apoio de material didático e tutores, com encontros presenciais nos polos de Apoio Presencial, conforme projeto pedagógico.

Para saber sobre documentação exigida e demais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital aqui.