Nead abre inscrições para Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Publicada em 29/08/2018

O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está com inscrições abertas, até o dia 14 de setembro de 2018, para a Especialização em Engenharia da Segurança do Trabalho. Podem se candidatar graduados em qualquer área de Engenharia ou em Arquitetura e são oferecidas 210 vagas, sendo 35 em cada um dos seguintes polos: Araxá, Barroso, São Sebastião do Paraíso, Araras, Conselheiro Lafaiete e Matão. Este é o primeiro curso gratuito na área oferecido pelo Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB).

De acordo com o coordenador do curso, Paulo Cezar Monteiro Lamim Filho, a Engenharia de Segurança do Trabalho é cada vez mais solicitada por empresas de vários segmentos e órgãos públicos. “Em função do grau de risco a que os trabalhadores estão expostos, há a necessidade de cumprimento de uma legislação específica que os obriga contratarem um profissional em Segurança do Trabalho”, explica.

Paulo César informa ainda que, de acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil ocupa, hoje, o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. “A cada 48 segundos, acontece um acidente de trabalho e, a cada 3h38, um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho”, comenta.

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho (MPT-OIT), de 2017, os gastos da Previdência Social com benefícios decorrentes de acidentes no trabalho, estimados desde 2012 até o momento, são de quase R$ 73,2 bilhões. “Estima-se que o Brasil perde, anualmente, 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB) com gastos decorrentes de ‘práticas pobres em segurança do trabalho’”, informa Lamin.

Ao longo do curso, serão abordados os aspectos políticos, econômicos e sociais sobre essa área de atuação, conscientizando e ensinando o aluno as responsabilidades como engenheiro de Segurança do Trabalho.

O curso é gratuito e será ministrado a distância, via internet, com apoio de material didático e tutores, com encontros presenciais nos polos de Apoio Presencial, conforme projeto pedagógico do Curso. As aulas têm o início previsto para 31 de outubro de 2018.

Mais informações sobre a seleção e documentação, acesse aqui o edital.