CNPq lança chamada "Meninas nas Exatas, Engenharias e Computação"

Publicada em 29/08/2018 - Fonte: ASCOM

Estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil; despertar o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica e do Ensino Superior por essas profissões e para a pesquisa científica e tecnológica; e combater a evasão que ocorre, principalmente nos primeiros anos, de meninas dos cursos de graduação nessas áreas. Esses são os principais objetivos da Chamada "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação", lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A iniciativa, que representa um investimento total de R$ 3 milhões, estimula a aproximação das escolas públicas da Educação Básica com as Instituições de Ensino Superior, exigindo que cada proposta deva, obrigatoriamente, envolver uma parceria entre elas. Para as escolas públicas, o projeto de envolver alunas do Ensino Fundamental a partir do 6º ano e/ou do Ensino Médio. Cada projeto pode ter de uma a cinco escolas públicas envolvidas.

As propostas podem ser enviadas até o dia 5 de outubro de 2018.

Sobre a Chamada

As escolas deverão se comprometer em garantir condições para realização das atividades do projeto e escolher um professor (das áreas de ciências, matemática, física, química, computação ou tecnologias) que se responsabilizará por organizar as atividades do projeto na escola.

Cada proposta deve prever, de acordo com o número de escolas públicas participantes do projeto, a participação de uma, duas ou três estudantes de graduação do sexo feminino matriculadas em cursos das áreas de ciências exatas, engenharias ou computação e de três a quinze estudantes da Educação Básica do sexo feminino, matriculadas nas escolas participantes do projeto.

Os participantes dos projetos, alunas e professores, receberão bolsas de iniciação científica e apoio técnico, respectivamente.

Veja aqui a Chamada para ter as informações completas sobre critérios, condições e exigências.

Com informações da Coordenação de Comunicação Social do CNPq