Diabetes em pauta: números colocam Minas Gerais em alerta

Publicada em 31/08/2018

Você sabia que 7,6% da população brasileira são diabéticas? Quando olhamos para Minas Gerias, os números são ainda mais preocupantes: em Belo Horizonte chegou a 8,2% do total da população, de acordo com o último levantamento da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2017), do Ministério da Saúde. O dado representa um crescimento de 54,7% de diabéticos na cidade em dez anos - em 2007, a taxa era de 5,3%. Entre os homens, a situação é ainda mais preocupante: 8,6% disseram ter diagnóstico da doença, sendo esse o segundo maior índice do país - em 2007, estava em 17º lugar. A capital mineira, inclusive, vai contra a estatística nacional, com mais homens diabéticos que mulheres (7,8%). 

Com o objetivo de discutir essa doença crônica, será realizada, na próxima segunda-feira (3/9), a palestra “Diabetes Mellitus: O que saber para cuidar e como podemos contribuir”, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (Divinópolis). Entre os temas que serão abordados, estão: “Desafios no uso de medicamentos por paciente com diabetes mellitus”, com o professor André de Oliveira Baldoni; e “Mudança de comportamento para autocuidado em diabetes mellitus”, com o professor Daniel Nogueira Cortez.

O diabetes engloba um grupo de doenças metabólicas em que se verificam níveis elevados de glicose no sangue durante um longo intervalo de tempo. Os sintomas da doença incluem necessidade frequente de urinar e aumento da sede e da fome. Quando não tratada, a diabetes pode causar várias complicações.

Existem dois tipos da doença: o tipo 1 é uma doença autoimune, na qual o organismo ataca, de forma errada, as células do pâncreas, causando a destruição das células que produzem insulina; já o tipo 2, mais comum, é causado por fatores genéticos juntamente com maus hábitos de vida, como consumo exagerado de açúcar, gordura, sedentarismo, sobrepeso ou obesidade.

Serviço - Palestra Diabetes Mellitus: O que saber para cuidar e como podemos contribuir
Quando: segunda-feira (3/9)
Horário: 17 horas
Local: Campus Centro-Oeste Dona Lindu (Divinópolis).
Inscrições: hall do bloco A do campus, das 12h às 13h.
Taxa: R$ 3 (com direito a certificado).