Nota de pesar pelo Museu Nacional

Publicada em 03/09/2018

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) vem a público lamentar o incêndio que consumiu quase a totalidade do acervo do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, na noite de ontem, 2 de setembro, e presta solidariedade a cada um dos pesquisadores, trabalhadores, e demais colaboradores que perderam seus trabalhos na tragédia. O Museu é uma uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) gerida pela Reitoria da instituição.

A UFSJ reforça o valor científico, social e humano da preservação de nossa história por meio de instituições como o Museu, ao mesmo tempo que alerta que a cultura, a ciência e a educação têm sofrido, nos últimos anos, cortes sucessivos de orçamento desde 2014.

A UFSJ entende que esse acontecimento é consequência da precarização das instituições públicas no Brasil, que têm recebido cada vez menos investimentos por parte do Governo Federal.

A UFSJ solidariza-se com a comunidade acadêmica da UFRJ e do Museu Nacional e se coloca à disposição para todo o apoio possível neste grave momento.

São João del-Rei, 03 de setembro de 2018

Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei