A Linguagem dos Sinos em debate: (re)descobrindo a tradição são-joanense

Publicada em 03/09/2018

Dois jovens pesquisadores, Thiago Morand e Yuri Vieira, interessados na linguagem dos sinos, apresentam os resultados dos trabalhos que vêm desenvolvendo a respeito desse rico patrimônio imaterial são-joanense. Filmes, fotos, exposições, gravações, partituras, experiências de participação em eventos nacionais e internacionais, premiações e inúmeras descobertas sobre a tradição sineira compõem o panorama do encontro que acontece na quarta, 5 de setembro, às 20h30, na Sala Multimídia do Centro Cultural UFSJ. A entrada é gratuita.

A programação terá exibição do documentário “A Voz dos Sinos”, do jornalista, fotógrafo e videomaker Thiago Morandi; relato de sua experiência de produção e lançamento na “00 Bienal Habana”, em Cuba; exposição do trabalho “Influência Africana na Linguagem dos Sinos de São João del-Rei”, realizado pelo aluno e músico Yuri Vieira e orientado pelo professor Marcos Filho; e bate-papo sobre a tradição sineira

Pesquisa sobre a "Linguagem dos Sinos" recebe premiação nacional

Noticiamos no site da UFSJ, este mês, que a pesquisa de Yuri, mencionada acima, alcançou uma conquista nacional depois do reconhecimento no Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de São João del-Rei, em 2017. Em busca de traços da cultura africana dentro da “Linguagem dos Sinos”, o trabalho foi premiado como a melhor pesquisa na área de artes da sessão de pôsteres da 70ª reunião da Sociedade de Pesquisa para o Progresso da Ciência (SBPC). Maior evento de divulgação científica da América Latina que, em 2018, ocorreu em julho na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió.

Veja a matéria completa aqui