UFSJ é parceira do Festival Artes Vertentes, que começa nesta quinta-feira

Publicada em 05/09/2018 - Fonte: ASCOM

Tiradentes vai respirar muito mais música, literatura, teatro, artes visuais, cinema e dança, tornando-se, por 11 dias, uma aldeia multicultural. É o início da sétima edição do Festival Artes Vertentes que começa nesta quinta-feira, 6. Com o tema “Tiradentes: Aldeia Universal”, o evento comemora os 300 anos desse charmoso município mineiro, discutindo quantas facetas cabem em uma cidade.

Assim como nos anos anteriores, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) será parceira do evento. Entre as atividades organizadas em conjunto pelo Festival e pela instituição de ensino, estão o Ciclo de Ideias, a exposição “Paisagens Rotas” e oficina de literatura para alunos da UFSJ.

Ciclo de ideias

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) participa do “Ciclo de Ideias e Educativo”, que acontecerá no teatro do Centro Cultural Sesiminas Yves Alves . O espaço tem o objetivo de promover um diálogo com artistas e estudiosos, do Brasil e de fora, discutindo a interface cultura e cidade.

A diretora executiva do Festival, Maria Vragova, ressalta esse trabalho conjunto: “a gente está muito feliz em continuar com essa parceria com a universidade, é super importante para a formação dos estudantes”.

Quem participar de, ao menos, quatro palestras terá direito a certificados. Não há inscrições prévias, por isso é importante chegar com antecedência para incluir o nome na lista, preenchida de acordo com a capacidade do local.

Paisagens Rotas

Outra atividade realizada em parceria com a UFSJ é a exposição “Paisagens Rotas”, do artista mineiro Eduardo Hargreaves. A visitação ocorre na Galeria Escada do Centro Cultural da UFSJ até 30 de setembro, das 8h às 20h, todos os dias, incluindo finais de semana e feriado. A entrada é gratuita.

A mostra inclui trabalhos de montagens diversas feitos entre 2016 e 2018, com 15 obras inéditas para a exposição. “Paisagens Rotas é uma pesquisa visual em desenho que tem início na exploração de diversos materiais – carvão, pigmentos naturais, grafite, óleo de linhaça, cera de abelha e parafina”, adianta Eduardo Hargreaves.

Oficina de Literatura

Também será oferecida aos alunos da UFSJ uma Oficina de Literatura, com o poeta, escritor e tradutor Ricardo Domeneck, em que ele selecionará poemas de diversas tradições para comentar, explicando por que são importantes nas tradições deles. A oficina tem vagas limitadas e os interessados devem mandar nome, CPF e telefone para sepac@ufsj.edu.br. As atividades vão ocorrer entre os dias 12 e 14 de setembro, das 10h às 12h.

Trabalho com o público infantil

Desde o início do Artes Vertentes, é realizado o Ação Cultural, que atende às crianças de Tiradentes com aulas semanais, entre março e dezembro, de desenho e pintura, de flauta doce e de iniciação musical, além da criação de um coro infantil.

“O objetivo é a formação do público, acesso à cultura e arte e formação de artistas. Para mim, falta no Brasil essa formação do público desde o princípio, com qualidade e acesso gratuito”, comenta Maria Vragova.

Durante o evento, os frutos desse trabalho serão apresentados ao público, com a exibição de um documentário sobre a Cidade feito pelas crianças (na abertura e ao longo do Festival), exposição do material produzido nas aulas de desenho e pintura e apresentação do coro infantil.

Programação gratuita

O Festival Artes Vertentes terá ainda apresentações de concertos ao ar livre e nas igrejas, mostras de artes visuais, exibição de filmes e apresentação de danças. Toda a programação é gratuita, exceto a exibição dos concertos na igrejas. Entretanto, há uma cota de 20% de gratuidade para alunos e docentes, bastando apresentar a carteira de estudante ou de professor.

De acordo com Maria Vragova, a estimativa é que 10 mil pessoas tenham participado nas últimas edições. “Importante não é a quantidade, mas a qualidade (…) e que venha o público para o tamanho da cidade de Tiradentes”, convida.

Serviço - VII Festival Artes Vertentes
Quando: 6 a 16 de setembro de 2018.
Onde: Tiradentes/MG.
Mais informações e programação: http://www.artesvertentes.com/