8º InterPET começa nesta sexta, 14, no campus Sete Lagoas

Publicada em 13/09/2018 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realiza o 8º InterPET (https://8interpet.wixsite.com/viii-interpet) entre sexta-feira (14) e sábado (16), no Campus Sete Lagoas. Com o tema “7 Maneiras de inovar: desafios para além do conhecimento científico”, o encontro tem como foco instigar a curiosidade dos petianos e incentivar a prática de trabalhos interdisciplinares, promovendo mudanças de comportamento e ações inovadoras.

Durante o evento, os grupos de Programa de Educação Tutorial (PET) da UFSJ vão discutir a articulação dos pilares da universidade - ensino, pesquisa e extensão -, abordando temas variados de diferentes áreas do conhecimento. Haverá também atividades como apresentação de trabalhos, minicursos, grupos de discussão e reuniões que envolvem o entretenimento e a socialização entre os participantes.

A iniciativa contará com a participação de petianos e tutores dos sete grupos PET da UFSJ: Agronomia, BioSus, Bioquímica, Engenharia Mecânica, Filosofia, Conexões de Saberes - Da Loucura à Ciência - e Conexões de saberes: a Difusão do Pensamento Científico como Ferramenta para a Cidadania - DPCFC.

O InterPet possui grande importância para a articulação institucional na participação de outros eventos realizados anualmente, como os encontros Nacional dos Grupos PET (EnaPET), dos Grupos PET do Sudeste Brasileiro (Sudeste PET) e dos Grupos PET do Estado de Minas Gerais (UaiPET).

Sobre os PETs

No campus Alto Paraopeba (Ouro Branco) funcionam os PET de Difusão do Pensamento Científico e Biotecnologias para a Sustentabilidade. O primeiro pretende difundir o pensamento científico e divulgar a importância da educação e do melhor entendimento sobre Ciência e Tecnologia como verdadeiras ferramentas para a cidadania. O outro quer criar um grupo de pesquisas multidisciplinar para o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o tratamento de resíduos, a geração de energia renovável, a fixação de carbono e o aumento da fertilidade do solo.

Já o de Filosofia tem atuação no campus Dom Bosco, em São João del-Rei, e trabalha a questão do "sagrado e da arte" sob a perspectiva do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976). O grupo conta ainda com três publicações periódicas: Jornal Epimeteu (divulgação cultural) e as revistas eletrônicas Existência e Arte e Empório (caráter científico).

No Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis, estão os PETs de Bioquímica e da Loucura à Ciência. Este visa maximizar os conhecimentos trazidos pelos alunos que ingressam na universidade, possibilitando a inclusão deles nos programas de aprendizagem e promoção das diretrizes curriculares do curso de graduação em Enfermagem. O de Bioquímica tem como norte a formação para a prática da cidadania, a qualidade de vida e o desenvolvimento humano, por meio de ações interdisciplinares e propostas que promovam a interação entre comunidade e universidade.

O PET de Materiais e Inovações Tecnológicas, localizado no campus Santo Antônio, São João del-Rei, atua no curso de Engenharia Mecânica da UFSJ - e em toda a universidade e na sociedade -, desenvolvendo projetos como Trote Solidário, Recicla PET, CinePET e Del- Rei Xadrez.

O campus Sete Lagoas conta com o PET Agronomia, que objetiva promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social.

Mais informações sobre os PETs podem ser obtidas nesta página.