Pesquisadores da UFSJ participam de Simpósio de Plantas Medicinais

Publicada em 21/09/2018 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) marcou presença no XXV Simpósio Brasileiro de Plantas Medicinais, realizado em São Paulo em setembro. Ao todo, 28 trabalhos, frutos de pesquisas no campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis, foram apresentados no evento - sendo 26 em forma de pôsteres e duas apresentações orais.

No grupo havia 14 pesquisadores da UFSJ, formado por alunos de graduação em Farmácia e de Bioquímica, além de pós-graduandos dos Programas de Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas e Ciências da Saúde.

Segundo o professor de Farmacognosia do curso de Farmácia (CCO), Joaquim Duarte Almeida, esse é um dos principais encontros da área no Brasil. “Neste evento ocorre a troca de informações e colaborações com pesquisadores de todos os estados do Brasil e até do exterior. Também se discute a política de plantas medicinais no País, assim como a da Ciência e seu futuro no Brasil”, afirma. Nesta edição, o simpósio completou 50 anos de criação.

Joaquim Duarte Almeida informa que, entre os temas abordados nos trabalhos, “estão as interações entre plantas e medicamentos, a avaliação da qualidade de medicamentos magistrais e as técnicas biotecnológicas no cultivo de cannabis e extração dos canabinoides.”

O docente coordenou ainda a mesa-redonda sobre a "Formação dos Prescritores de Plantas Medicinais", na qual os profissionais abordaram a formação e capacitação necessária para prescrever esse tipo de medicamento. Na ocasião, Joaquim Duarte Almeida apresentou como os alunos do curso de Farmácia/CCO estão sendo formados com aulas e estágios que abordam a aplicação das plantas medicinais.

Os estudantes contaram com o apoio da Diretoria do CCO e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) para participarem do evento. O Congresso de Plantas Medicinais foi viabilizado por meio da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) e a próxima edição está prevista para 2020, na cidade de Santarém (Pará).