Setembro Amarelo - Grupo da UFSJ discute a temática do suicídio

Publicada em 24/09/2018 - Fonte: ASCOM

O Brasil registrou 55.649 óbitos por suicídio entre os anos de 2011 e 2016, segundo o último Perfil Epidemiológico das Tentativas e Óbitos por Homicídio, divulgado pelo Ministério da Saúde em 2017. Isso significa uma taxa geral de 5,5 mortes por 100 mil habitantes.

Entretanto, o risco de suicídio é maior no sexo masculino: 8,7/100 mil habitantes, sendo aproximadamente quatro vezes maior que o feminino (2,4/100 mil hab.). O estudo estima ainda que, no mundo, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio.

Com o objetivo de discutir os diversos fatores que levam ao suicídio e as formas de prevenir esse problema, a Universidade Federal de São João del-Rei criou o Grupo de Trabalho de Valorização da Vida e Suicidologia (Teia Vita), que realiza um trabalho interdisciplinar no campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis.

“O suicídio é um tema complexo que envolve uma multiplicidade de fatores e facetas e que precisa ser abordado com delicadeza e sensibilidade. O fenômeno do suicídio, apesar de estar entre nós, ser percebido, sentido, pensado, em geral não é falado”, afirma a coordenadora do Teia Vita, professora Nadja Cristiane Lappann Botti.

Na avaliação dela, é importante discutir esse assunto, pois são mortes que poderiam ser evitadas. “É preciso romper este silêncio para que a prevenção seja possível”, defende. Com o objetivo de abordar o tema, o grupo trabalha nos eixos de pesquisa, estudo e intervenção.

No primeiro, são realizadas investigações no campo da valorização da vida e suicidologia com graduandos, mestrandos e alunos da Residência Multiprofissional da Saúde do Adolescente, abordando temas como “A desesperança e as representações de morte e suicídio entre adolescentes”, “Comportamento suicida na população LGBT em diferentes gerações”, “Suicídio infantil - mitos e evidências”, entre outros.

Nas intervenções, são desenvolvidas metodologias inovadoras na prevenção ao suicídio. Neste ano, foi lançado o e-book “Valorização da vida na adolescência” (veja no serviço como solicitar) e agora a equipe trabalha na elaboração de um novo trabalho, que irá traçar uma infografia da suicidologia, previsto para ser lançado no próximo ano. E no eixo estudos, além das reuniões semanais, também são realizados encontros temáticos para discussão teórico-prática no campo da suicidologia.

Serviço - Teia Vita
Local: sala 201 - Bloco A (Campus Centro-Oeste Dona Lindu)
Quando: os encontros ocorrem às segundas-feiras, a partir das 18h.
E-book Valorização da Vida na Adolescência: pode ser solicitado gratuitamente neste e-mail.