Ciclo de Debates discute racismo na UFSJ

Publicada em 26/09/2018 - Fonte: ASCOM

O Ciclo de Debates sobre Geografia da África e Relações Étnico-Raciais começa hoje, quarta (26) e vai até a sexta (28) na UFSJ. O evento será realizado no auditório do Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN), a partir das 19 horas. A ideia é debater temas sociais ligados à desigualdade social e às questões raciais na sociedade.

A desigualdade social deixa marcas na sociedade brasileira - 71% das vítimas de assassinatos são negros, conforme demonstra pesquisa realizada em 2017 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Promovido pelo Laboratório Interdisciplinar de Educadores (Life) em parceria com o Laboratório de Prática de Ensino de Geografia, o Ciclo de Debates acontece pela primeira vez. O propósito de um evento deste porte é envolver um número maior de pessoas da comunidade interna e externa. Um dos principais objetivos é formar os professores da escola básica e discutir o combate ao racismo.

Haverá dois debates por dia. A quarta-feira abre com a conversa Relação Étnico-racial no Brasil, EUA e África do Sul, com o professor Manuel Jauará (Decis), em seguida a presidente do grupo Raízes da Terra, Vicentina Neves, fala sobre Racismo e Desigualdade Social no Brasil.

Na quinta-feira, o professor José Luiz de Oliveira (Dfime) fala sobre Relações Étnico-Raciais e Escola Básica, logo depois o professor Adilson Roberto Siqueira (Delac) discute Práticas Ecopoéticas e relações étnico-raciais contra hegemônicas.

Já na sexta-feira, para encerrar o evento, o professor Bruno dos Santos da Escola Estadual Afonso Pena Júnior, junto com o professor Luan Ariel Sigaud (PPGeog), coordenam uma conversa sobre A diáspora africana no Brasil e relações Étnico-Raciais.

Para o organizador do evento, professor Vicente Leão (Degeo), é importante que o meio acadêmico são-joanense se manifeste sobre esse tema: “É muito importante entender e combater o preconceito. A Universidade precisa estar presente nas lutas contra o racismo”.
As atividades são gratuitas e não é necessário inscrição. Haverá certificado de horas acadêmicas para os estudantes da graduação, de acordo com a lista de presença.