Conheça o "concrebol", modalidade que coloca em prática tecnologia de concreto

Publicada em 01/10/2018

A equipe de Concrebol da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) participou do 16° concurso de Concrebol realizado no 60° Congresso Brasileiro do Concreto em Foz do Iguaçu, entre os dias 17 e 21 de setembro. O objetivo da competição é construir uma bola de concreto que, quando chutada por um robô, deve ir em direção ao gol a uma distância de quatro metros.

A equipe da UFSJ é composta por quatro integrantes do Campus Alto Paraopeba: os alunos da graduação de Engenharia Civil Marcus Filipe Marinho Reis e Shanti Zumbo Coronel Guevara, e dois professores, José Carlos Borba Jr. e Jairo Mendes Barbosa.

José Carlos explica que, antes do chute, a bola é pesada e medida. Depois, é prensada até quebrar. “Ganha a equipe que construir a bola mais leve, resistente e fizer o gol. A nossa fez o gol, mas não obteve muita resistência”.

“Foi uma experiência única, apesar de nossa equipe ser muito enxuta o que fez nosso trabalho aumentar muito”, celebra Marcus Filipe. “O conhecimento adquirido foi imenso e tenho certeza que levarei tanto para minha vida profissional quanto pessoal”

O Congresso

O Congresso Brasileiro de Concreto é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) e é um espaço em que se encontram diversos pesquisadores da tecnologia concreto no país. Pesquisas científicas, inovações em análises e gestão são alguns dos temas abordados no encontro.

Direcionado tanto para professores, estudantes e profissionais da área da construção, os participantes colaboram entre si para o desenvolvimento do estudo do concreto no Brasil.
Existe também um espaço na Ibracon para as empresas e associações. A Feira Brasileira das Construções em Concreto (Feibracon) visa construir relação entre clientes e as instituições de diversas áreas que trabalham com concreto.