Seminário de Iniciação Científica da UFSJ vai até 5 outubro

Publicada em 02/10/2018 - Fonte: ASCOM

Em sua 25ª edição, o Seminário de Iniciação Científica da UFSJ (SIC) apresenta os resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade ao longo de um ano. O evento, que acontece em Ouro Branco, Sete Lagoas, Divinópolis e São João del-Rei, faz parte do XVI Congresso de Produção Científica e Acadêmica e oferece espaço para discussão e troca de conhecimento.

Além da divulgação científica, a intenção é estimular os discentes a se envolverem com a pesquisa, quer por procurar oportunidades de iniciação científica, quer por atraí-los a seguir a carreira acadêmica.

Rafael César, do curso de Geografia, apresentou o trabalho “Crescimento populacional e dinâmicas econômicas do município de Oliveira-MG”. Foi sua primeira participação no Seminário. Ele destacou a importância do evento para apresentar os frutos da sua pesquisa e também adquirir conhecimento de outros estudos e outras áreas.

“Tive a oportunidade de mostrar no trabalho dados sobre minha cidade natal. Achei isso importante, pois a cidade é pequena, mas mesmo assim ela ganhou visibilidade no campo científico,” celebra. Com interesse em seguir na área acadêmica, Rafael ainda elogiou a forma do Seminário, que conta com um avaliador de externo. “Ouvir o parecer de uma pessoa imparcial, que não estava no desenvolvimento da pesquisa, contribui para perceber como aperfeiçoar o trabalho e assim seguir em outras etapas, como mestrado e doutorado”, complementa.

Participação como ouvinte

Serão distribuídos comprovantes de ouvintes em cada sessão para emissão de declarações, conforme descrito em ufsj.edu.br/cpc/certificados_xxv_sic.php.

O cronograma do evento está disponível em: ufsj.edu.br/cpc/cronograma_xxv_sic.php.