Centro Cultural recebe exposição de colagens digitais

Publicada em 04/10/2018

O Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei recebe a partir de hoje (4) a exposição “Dagasarpa”, organizada pelo duo Anyl, formado pelos artistas Ana Martins e Kylmer Sebastian. A exposição, composta por 16 colagens digitais, tem como objetivo encenar a história do Brasil, tanto passada quanto uma futura e imaginária.

Os artistas narram a história do Brasil desde a chegada dos portugueses, refletindo sobre a realidade da sociedade, e vão até um futuro distópico, em que discutem até onde as coisas podem chegar se o país continuar seguindo o mesmo rumo. Um convite para a reflexão sobre as questões que fazem parte do cotidiano brasileiro.

O nome da exposição é um anagrama para “Pasárgada”. Esse é o nome da capital do Primeiro Império Persa e teve sua construção iniciada pelo imperador Ciro II. No Brasil o nome da cidade ficou conhecido pelo poema “Vou-me embora pra Pasárgada”, escrito por Manuel Bandeira e publicado em 1930. Uma das interpretações mais conhecidas para essa obra é a ideia de que essa cidade é o local onde o autor poderia se libertar de suas limitações e viver uma vida mais próspera. Em “Dagasarpa”, a ordem das sílabas de “Pasárgada” é invertida. Por trás dessa inversão está o objetivo de retratar o Brasil sob um olhar surrealista: o avesso do paraíso.

Formado em 2017, o duo Anyl é composto pela dupla de artistas visuais Ana Martins e Kylmer Sebastian e busca explorar as diversas faces da vida no planeta. Os próprios artistas contam que suas inspirações são os movimentos modernista, construtivista, surrealista e a arte contemporânea. O nome do duo vem da cor anil, uma cor com uma faixa de luz tão diferente que a maioria dos seres humanos não conseguem enxergá-la. Essa propriedade do anil casa com a ideia do grupo de quebrar o senso comum.

Ana Martins explica que são utilizados ”de tudo um pouco dentro do meio digital, desde a colagem pura, até a manipulação de imagens, ilustrações e pintura digital. Tentamos não colocar muita regra nem limites nos recursos que a gente tem à nossa mão, pois a ideia é sempre experimentar, brincar com esse meio digital e explorar várias possibilidades.”

A abertura da exposição acontece nesta quinta-feira, 4 de outubro, às 20h, no Centro Cultural UFSJ, localizado na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, Centro Histórico de São João del-Rei. Interessados podem visitá-la até 18 de novembro, todos os dias, sempre das 8h às 20h.