PLANEJAR É PRECISO

Publicada em 24/10/2018 - Fonte: ASCOM

Com a publicação do relatório de gestão 2017 pelo Tribunal de Contas, Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento alerta unidades para cumprimento dos prazos e metas  para o relatório deste ano

Todos os anos, os órgãos públicos federais são obrigados por lei a entregar ao Tribunal de Contas da União (TCU) o seu relatório de gestão. Esse documento apresenta as metas planejadas por cada órgão em todas as suas áreas de atuação e as atividades que na prática foram realizadas. Em outra parte, o relatório traz informações econômicas e financeiras da instituição, como os dados contábeis, os balanços orçamentário, financeiro  e patrimonial, os dados das áreas de pessoal e patrimônio, entre outros. Em junho deste ano, o TCU publicou  o Relatório de Gestão 2017 da UFSJ.

“Por lei, a Universidade tem que planejar suas ações e anualmente ela relata a execução do que ela planejou para o TCU. A publicação do nosso relatório na página do Tribunal significa que estamos em dia com as nossas obrigações e que nosso relatório está dentro das normas exigidas pelos órgãos de controle do Governo”,  explica o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Gustavo Melo Silva.

Etapas

A elaboração do Relatório de Gestão da UFSJ é responsabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Pplan), mas cada unidade administrativa da UFSJ contribui com a sua parte, informando as atividades desenvolvidas, o que é consolidado num relatório único. Dentro da Pplan, existe um grupo de técnicos de Planejamento responsável por elaborar anualmente o documento.

O trabalho é feito por etapas. Sistematicamente, a UFSJ desenvolve o Planejamento Estratégico Setorial (PES), processo conjunto de trabalho no qual são definidas as metas de cada setor, diretoria e pró-reitoria. Estes objetivos vão integrar o conjunto de metas da instituição como um todo, as chamadas metas institucionais, divididas nos eixos acadêmico e administrativo. As metas  e objetivos de cada unidade administrativa tem sua execução acompanhadas pelo núcleo de Planejamento. “No PES, foram definidos os objetivos institucionais a partir do que as próprias unidades setoriais apresentaram. Todas as subunidades definem seus objetivos. A partir daí nós os reunimos dentro de objetivos estratégicos institucionais”, explica o técnico do Núcleo, Ricardo Lima Guimarães.

Após a elaboração pela Pplan, o relatório segue para aprovação da Auditoria Interna (Audit), pelos Conselhos Diretor (Condi) e Universitário (Consu), antes de seguir para o TCU.

Desafio

Mas tanto para que o PES seja cumprido na prática quanto o Relatório seja elaborado de forma satisfatória e dentro do prazo legal, é preciso a participação de cada unidade da UFSJ. “Nesse processo contínuo de trabalho em conjunto, o desafio é que cada unidade não apenas fique executando suas atividades de rotina, mas esteja vigilante quanto à realização de suas metas previstas no PES. É preciso estar atento ao que cabe à sua unidade, para que assim, cada um fazendo a sua parte, a UFSJ possa atingir seus objetivos institucionais”, orienta Gustavo Melo.

Para o próximo ano, de acordo com as diretrizes contidas na Determinação Normativa do TCU,   estão previstas novas regras para elaboração do relatório de gestão. Denominado Relato Integrado, o documento será mais sucinto e objetivo, com linguagem mais moderna e focada no cidadão e na sociedade. Para o pró-reitor de Planejamento, “a elaboração do relatório é da Pplan, mas o trabalho depende do envolvimento de toda a comunidade”.

O relatório de gestão 2017 da UFSJ aprovado pelo TCU pode ser conhecido no link https://ufsj.edu.br/pplan/relatorio_de_gestao.php .