Saiba como atuar no Centro de Estudos em Gestão Ambiental

Publicada em 24/10/2018

O Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Cegas) abriu inscrições para processo seletivo de seis alunos voluntários para o desenvolvimento de três projetos, sendo dois de extensão e um de pesquisa: Observatório de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos, Unidades Demonstrativas de Sistemas de Gestão Ambiental e Identificação de Aspectos e Impactos Ambientais e Análise de Risco Ambiental em uma Indústria de Piso Pré-Acabado

Podem se inscrever alunos matriculados em qualquer curso de graduação da UFSJ. Os critérios do processo seletivo são: maior CR, disponibilidade de tempo (10 horas semanais), currículo, conhecimento sobre pacote Office e Wordpress. O processo seletivo será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro.

O currículo e histórico ou extrato escolar devem ser enviados para o e-mail cegas@ufsj.edu.br, que também deve mencionar o interesse do aluno em fazer parte do projeto.

Os projetos de extensão têm duração mínima de um e máxima de quatro semestres letivos. Já o projeto de pesquisa tem duração máxima de dois semestres.

O primeiro projeto, Observatório de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos, é na área de extensão. Tem como objetivo a criação de um ambiente virtual de convergência das atenções e ações ambientais dos municípios, propiciando um debate acerca de parâmetros de qualidade de gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

O segundo, Unidades Demonstrativas de Sistemas de Gestão Ambiental, também tem caráter de extensão. O objetivo deste projeto é a difusão de tecnologias ambientais de gestão e produção para agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais; pequenos e médios empresários dos setores de serviços, além de pequenas e médias empresas no Campo das Vertentes.

Já o terceiro projeto, Identificação de Aspectos e Impactos Ambientais e Análise de Risco Ambiental em uma Indústria de Piso Pré-Acabado, é na área da pesquisa. O objetivo deste estudo é realizar uma análise de risco ambiental a partir do uso de duas ferramentas: Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA) e Análise dos Modos de Falhas e seus Efeitos (FMEA) em uma empresa de produção de piso pronto.

O que é o Cegas?

O Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade é um grupo transdisciplinar, formado em 2014 e vinculado à Universidade Federal de São João del-Rei. As áreas predominantes do grupo são as Ciências Sociais Aplicadas e a Administração.

O objetivo do grupo é desenvolver pesquisas de temas relacionados à gestão ambiental e à sustentabilidade. O Cegas capacita alunos e os professores e promovem ações ambientais importantes na comunidade externa.

É esperado que a atuação do grupo proporcione ambiente de debates e geração de estudos científicos que contribuam para melhores práticas de gestão ambiental e apoio à sustentabilidade em organizações privadas, públicas e ONGs.