Dia do Servidor: UFSJ promove Ciclo de Palestras para discutir sobre o ambiente de trabalho na universidade

Publicada em 26/10/2018

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progp) e em parceria com a Associação Sindical dos Docentes (ADUFSJ SSind) e o Sindicato dos Servidores da UFSJ (SindsUFSJ), está construindo um Ciclo de Palestras para os meses de novembro e dezembro em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo domingo (28/10).

De acordo com a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Geunice Tinôco Scola, a programação está sendo fechada com os sindicatos e a ideia é discutir temas como a conjuntura atual e o impacto nas universidades, assédio sexual, adoecimento mental no trabalho e respeito às diferenças. As horas das atividades podem ser utilizadas para progressão por capacitação.

A ADUFSJ promove ainda uma campanha contra o assédio moral e sexual por meio de faixas espalhadas em todos os campi, com o objetivo de conscientizar sobre o problema e preveni-lo na instituição. Além disso, celebrando o Dia Nacional contra o Assédio Moral e Sexual, foi realizada roda de conversa sobre o tema em 17 de outubro.

Também foi promovido o Primeiro Encontro dos Docentes Aposentados, no dia 18 de outubro, que teve como atividades almoço e palestra sobre Medicina Chinesa com a médica Professora Mestre Lúcia Trindade da Silva Mairot.

É planejado, ainda, um evento no Dia Nacional de Luta Contra o Racismo, em referência ao 20 de novembro.

A 1ª secretária da ADUFSJ, professora Maria Teresa Antunes Albergaria, ressalta ainda que a associação está mobilizada “na defesa da educação pública e gratuita de qualidade socialmente referenciada” e na luta contra as reformas da Previdência e Trabalhista, a terceirização e a Emenda Constitucional nº 95.

O SindsUFSJ realiza, neste sábado (27/10), confraternização para comemorar o Dia do Servidor.