UFSJ na luta contra a violência

Publicada em 31/10/2018

Violência é o uso da força que resulta ferimentos, tortura ou morte, ou a utilização de palavras ou ações que machucam as pessoas ou, ainda, abuso do poder. Ela se manifesta por meio de ameaça, intimidação, ofensa, injúria, assédio, intolerância ou agressão física. Essa violência é ainda mais grave quando associada à discriminação por raça/cor, orientação sexual, identidade de gênero, posição política, idade, religião, classe ou origem social.

A Ouvidoria da UFSJ informa que essas ações devem ser denunciadas, tanto por quem as sofre, como por quem as presencia.

O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, na sala 2.28, campus Santo Antônio (CSA). Você também pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone (32) 3379 5818, pelo e-mail ouvidoria@ufsj.edu.br ou ou pelo site https://ufsj.edu.br/ouvidoria

Caso você seja estudante e vítima de algum tipo violência, a Comissão de Saúde Integral da Universidade, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), oferece atendimento psicológico, principalmente, nesse momento, para atos de violência aos direitos humanos ou de cunho político-ideológico.

Você pode buscar o plantão psicológico na sede da Proae (CSA) às quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Além disso, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) oferece acolhimento psicológico para discentes, individual e coletivamente, às terças-feiras, das 17h30 às 19h30, no campus Dom Bosco. Mais informações sobre o SPA pelo telefone (32) 3379 5188.