Semana da Música quer ir além da Educação Musical

Publicada em 01/11/2018 - Fonte: ASCOM

Evento terá eventos científicos e apresentações musicais gratuitas, como a UFSJJazz Band e Tim Maia in Concert

Tradicionalmente realizada com foco na área de Educação Musical, a I Semana da Música da UFSJ pretende, em 2018, abranger e interagir com outras áreas. O evento, que começa segunda-feira, 5, inclui oficinas, workshops, rodas de conversa, palestras, masterclasses, além de uma diversificada série de apresentações musicais abertas ao público em geral.

De acordo com o professor Leonardo Barreto (Dmusi) – que, com a docente Maria Amelia Viegas, é responsável pela coordenação geral do evento – espera-se uma semana “mais abrangente, com interfaces com outras áreas além da Educação Musical, como a performance, a música popular, a musicologia e a composição.” Barreto espera que aconteça também a troca de conhecimentos entre estudantes, participantes e convidados. “Mudamos o formato da Semana para focalizarmos o fazer musical em consonância com outras áreas, pois é isso que o mercado de trabalho está pedindo, um profissional que saiba transitar em outras áreas.”

Para tanto, a organização da Semana convidou diversos palestrantes, coordenadores de oficinas, masterclass e workshops que atuam em universidades de Minas Gerais, de outros estados e até de outros países, como a professora de Canto Carole Ott, visitante no Dmusi e docente da Universidade da Carolina do Norte, e o compositor e arranjador húngaro-brasileiro Ian Guest, da Bituca – Universidade de Música Popular.

A programação científica toda acontecerá nas dependências do Departamento de Música, no Ctan. A palestra de abertura, dia 5, às 14h, no auditório da Biblioteca desse Campus, estará a cargo da professora do Dmusi e doutoranda na UFMG, Liliane Botelho, que falará sobre a formação do curso de Música da UFSJ na perspectiva do discente e do egresso.

Programação cultural
A I Semana de Música reserva ainda uma intensa série de apresentações de grupos musicais, a maioria “nascida e criada” no Dmusi. Entre elas, a Orquestra e Coral do Departamento, a UFSJJAzz Band, o coral Madrigal Beija-Flor, o grupo de viola caipira Thobias Jacob e Grande Orquestra, o evento Tim Maia in Concert, apresentado por coro e orquestra, além da performance Animavox, que faz interagir Música e Artes Plásticas. Todos os eventos são gratuitos e acontecem em espaços variados: Centro Cultural da UFSJ, Saguão do Dmusi e a sede social do Athletic Club.

Outras informações e inscrições neste site.