Aprovado doutorado em Psicologia na UFSJ

Publicada em 05/11/2018

No ano em que seu curso de Mestrado completa uma década de existência, o Departamento de Psicologia (Dpsic) ganha mais um motivo para celebrações: a aprovação pela Capes, há cerca de um mês, de seu projeto de Doutorado. Com essa conquista, o curso de Psicologia da UFSJ passará a oferecer “formação completa” na área, ao abranger graduação, mestrado e doutorado. De acordo com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PGPSI), a primeira seleção deverá ocorrer no primeiro semestre de 2019.

A proposta, elogiada pelos avaliadores, tramitou por 14 meses na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela regulamentação dos cursos de pós-graduação no país. De acordo com as normas da entidade, os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, além dos objetivos essencialmente investigativos, devem considerar a inserção social do conhecimento científico.

Resultado do trabalho coletivo dos docentes vinculados ao PGPSI e estimulado por diversas gestões do Programa, no sentido de elevar a qualidade das pesquisas e o acesso da sociedade ao conhecimento produzido em Psicologia, a nova modalidade da pós-graduação vai pleitear aportes de recursos das instituições de apoio à pesquisa para investimento em apoio logístico, de pessoal e de bolsas de estudo, a fim de viabilizar a produção científica discente e docente de acordo com os parâmetros da Capes, em conjunto com o apoio oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ.

O coordenador do PGPSI, professor Fuad Kyrillos Neto, destaca que a aprovação da proposta de doutorado da UFSJ mostra a importância do projeto de interiorização da ciência brasileira, numa região que possui cerca de 450 mil habitantes distribuídos em 21 municípios. “Ressaltamos que o investimento realizado na Universidade pública retorna para a população por intermédio da formação gratuita e de alta qualidade que a produção de pesquisa em Psicologia certamente é capaz de proporcionar. É na Universidade pública que se concentram a maior parte das pesquisas na área, tanto em nível de pós-graduação, quanto em nível de iniciação científica. Guiados pelos princípios democráticos e participativos, inerentes às políticas públicas de Educação e de produção do conhecimento, o cenário é de muito trabalho.”

O curso
Reconhecido por sua excelência, o curso de Psicologia da UFSJ é cinco estrelas desde o início das avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo detentor da terceira maior procura na primeira edição do SISU 2018, suplantado apenas pela graduação em Medicina nos campi de Divinópolis e São João del-Rei. Dos 32 professores da Psicologia, 22 possuem pós-doutorado, atuando em dois núcleos: um Núcleo Comum, que busca capacitação básica do aluno para o exercício da profissão de psicólogo, e um Núcleo de Formação Específica, que proporciona ao estudante conhecimento particular em duas temáticas de estudo - Psicologia Clínica e Saúde Mental ou Processos Psicossociais e Socioeducativos. A graduação em Psicologia é oferecida no período integral ou noturno, e o Mestrado, desde 2008. Para complementar os conhecimentos adquiridos em sala, os alunos passam por estágios obrigatórios supervisionados ao longo dos cinco anos de formação.

Dez anos
A aprovação do Doutorado em Psicologia coincide com a comemoração dos 10 anos da aprovação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ, em nível de Mestrado. Aprovado pelo Conselho Técnico Científico da Capes em 2007, formou, nessa década, 203 mestres. O processo seletivo é anual, ocorrendo tradicionalmente no segundo semestre, com os aprovados iniciando o curso no ano seguinte. O corpo docente é constituído por professores doutores em Psicologia que desenvolvem projetos nas linhas de Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Psicologia e Instituições, Saúde e Sociedade.
O Mestrado em Psicologia da UFSJ recebeu nota 4 na última avaliação da Capes.