Integrando promove ações sociais no bairro Itapoã II, em Sete Lagoas

Publicada em 05/11/2018

Evento acontece no dia 30 de novembro e tem como objetivos estimular o desenvolvimento social distribuindo doações e oferecendo atividades culturais

A segunda edição do Integrando ocorre este ano no dia 30 de novembro, a partir das 9h, no bairro Itapoã II, em Sete Lagoas. A proposta é contribuir para o desenvolvimento social do local, promovendo distribuição de presentes natalinos à comunidade e, especialmente, diversas atividades simultâneas, como oficinas de capacitação artística, atividades esportivas, exposições de artes e shows musicais. É estimada a presença de cerca de 250 pessoas.

Até o dia 15 de novembro, é possível ajudar por meio de doações de vestuários e calçados (feminino, masculino, infantil ou adulto), bolsas, acessórios, roupas de cama e banho, brinquedos em bom estado de conservação, brinquedos, material escolar e alimentos para o lanche que ocorrerá no dia do evento. As doações beneficiam crianças, adolescentes e adultos do Bairro Itapoã II, frequentadoras dos programas sociais já em desenvolvimento pela UFSJ em parceria com a ONG Projeto Local de Envolvimento Comunitário no bairro Itapoã (Plec).

O evento acontecerá na ONG, que presta serviços sociais e beneficia indiretamente cerca de duas mil pessoas. O espaço da associação é formado por salas de aula e de música, laboratório de informática, biblioteca, cozinha comunitária, quadra coberta que possibilita a prática de atividades esportivas e entretenimento.

O Integrando é realizado por meio de parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Campus Sete Lagoas), os membros dos Programas de Extensão Universitária Culturando, o Programa Social de Desenvolvimento Local no Entorno da UFSJ, o PET Agronomia e a ONG PLEC Sete Lagoas.

Realidade social do bairro Itapoã II

Segundo informações do IBGE (2016), o bairro Itapoã II possui uma população de mais de 3 mil pessoas que convivem com uma intensa densidade demográfica, considerando o pequeno espaço geográfico que ocupa. A realidade popular do bairro é marcada por graves problemas sociais, inclusive pessoas em situação de extrema pobreza e casos de homicídios. As políticas públicas não têm sido suficientes para reverter este quadro. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Associação Comunitária local e entidades sociais compõem os instrumentos para enfrentar essas questões locais.

O público-alvo do II Integrando abrange as crianças, adolescentes e adultos do bairro, frequentadoras dos programas sociais já em desenvolvimento pela Universidade Federal de São João del Rel em parceria com a ONG Plec.

Serviço:

O quê? II Integrando