Trabalho que recupera resíduo metálico é premiado na ABM Week 2018

Publicada em 05/11/2018 - Fonte: ASCOM

O trabalho “Processo de recuperação do teor metálico contido nas lamas de aciaria”, do professor Erivelto Luís de Souza, do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades da UFSJ (Dtech), recebeu o Prêmio Gestão Integrada da ABM Week 2018, evento organizado pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). Na prática, a pesquisa resultou em um equipamento que foi instalado na usina da CSN, em Volta Redonda, em 2005. A lama de aciaria, resíduo proveniente da fabricação do aço, foi tratada neste equipamento.

O professor explica que cada tonelada recuperada evitava a geração de 1,7T de CO2 e evitava o consumo de 1,4T de minério para a produção do Aço. O trabalho, segundo Erivelto, trouxe benefícios a diversas áreas: “na academia, produziu conhecimento, experiência e know-how; na indústria, gerou melhoria de processo, mais empregos e maior versatilidade de operação; o meio ambiente foi beneficiado porque um descarte passou a ser reciclado; na sociedade, abriu portas para outras empresas prestarem esse serviço, como terceirizadas, além do fator de conscientização ambiental; aos profissionais e acadêmicos envolvidos diretamente, criou expertise e melhoria da habilidade gestora”.

Além do professor da UFSJ, participaram do trabalho Fernando Gabriel da Silva Araújo (Ufop), Cristovam Paes de Oliveira e José Emanuel Lopes Gomes (Fundação Gorceix).

O evento

A ABM Week 2018 aconteceu entre os dias 2 e 4 de outubro na capital do estado de São Paulo. Foi a quarta edição do evento, que bateu seu recorde de público, recebendo cerca de 1,5 mil pessoas. O grande objetivo desta Semana foi difundir o conhecimento, proporcionar contato com práticas corporativas diferentes e troca de experiência entre os participantes.

A 4° edição da ABM Week foi composta pelos eventos: Congresso Anual da ABM; Seminário de Laminação e Conformação; Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos; Seminário de Redução; Simpósio de Mineração; Simpósio de Aglomeração; Seminário de Logística; Seminário de Balanços Energéticos; Encontro de Produtores de Gases Industriais; Seminário de Automação e TI; e o Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.