UFSJ promove I Feira de Startups das Vertentes

Publicada em 06/11/2018 - Fonte: ASCOM

Evento ocorre nos dias 22 e 23 de novembro, no campus Santo Antônio

Você é estudante e tem interesse no empreendedorismo? Tem uma boa ideia que poderia se transformar em uma startup? Pois você terá a chance de conhecer experiências inovadoras na I Feira de Startups, que será realizada nos dias 22 e 23 de novembro, no campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O evento engloba a Mostra de Profissões da UFSJ, a edição local do “Empreenda. Em ação!” e a Mostra de Startups. A expectativa é atrair estudantes de ensino médio da região, bem como promover atrações e competições para os universitários e comunidade de startups, além de apresentar novas tendências e mercados para os empresários e consumidores de toda a região.

O que é uma startup?

O Sebrae (2018) define startup como uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras.

Geralmente, as startups estão associadas a empresas de tecnologia digitais e internet  - Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) -, apesar de já existirem diversos casos de sucesso também em relação a biotecnologias, agronegócio, saúde, entre outros. As startups são criadas a partir da aplicação de novos recursos tecnológicos em segmentos de negócios tradicionais ou até mesmo criando novos segmentos de mercado. Uma característica em comum é a promoção de inovação com mudanças que impactam profundamente o mercado.

Na primeira edição, a Mostra de Startups vai permitir o contato com empresários do ramo, muitas vezes recém-formados. “A dinâmica social de estudar um curso de graduação para conseguir um bom emprego está mudando, então é fundamental que os jovens se atentem para outras possibilidades, como a de eles se tornarem os criadores de novos negócios, gerando empregos para outras pessoas na própria região do Campo das Vertentes”, avalia o coordenador da Feira, professor Dárlinton Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ.

Serão apresentadas experiências tanto de ex-alunos da UFSJ como de fora do ambiente universitário, com ênfase na área de agronegócio. O professor lembra ainda que, neste ano, houve a aprovação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, com “previsão da formação de alianças estratégicas no modelo ‘hélice tríplice’ com governo, universidades e empresas.”

“O evento é consequência de uma aliança entre organizações neste modelo. O jovem que for à feira poderá conhecer pessoalmente diversos casos de estudantes que estão ainda estudando na universidade, mas já propondo novos negócios, com desenvolvimento apoiado por órgãos de fomento do governo e em parceria com grandes empresas”, explica o professor Dárlinton Carvalho.

A Mostra de Startups é organizada pela UFSJ e pela Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI Del-Rei), contando com o apoio da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), do Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (Uniptan) e, com destaque, com a colaboração da Central de Empresas Juniores da UFSJ (Cenje).

Mostra das Profissões

A Mostra de Profissões da UFSJ chega à 8ª edição e vai apresentar todos os cursos, dos seis campi da instituição, de forma dinâmica, objetiva e prática, aos futuros alunos. Durante o evento, os estudantes terão ainda a oportunidade de se informar sobre as políticas de inclusão e permanência da instituição, bem como ter contato direto com profissionais das áreas apresentadas.

As exposições serão realizadas nas salas, que contarão com materiais de exposições das atividades práticas, projetos de extensão e pesquisa, grupos de estudos, empresas juniores, entre outros. As atividades serão realizadas pelos estudantes de Graduação da UFSJ, sob coordenação da Cenje.

Empreenda. Em Ação!

A UFSJ foi selecionada para participar da nova edição do Programa "Empreenda. Em Ação!" no ano passado. Esse é um movimento que visa ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora e a geração de novos negócios, através de uma rede que envolve a comunidade acadêmica, parceiros institucionais e gestores públicos e privados.

Na edição local, além das atividades da UFSJ, também serão apresentados projetos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - campus São João del-Rei. Dárlinton Carvalho explica que estão avançando no sentido de consolidar o ecossistema de inovação e empreendedorismo universitário da UFSJ, bem como em especial o ecossistema de startups na região das vertentes”.

Além da UFSJ, outras 15 instituições de Ensino Superior também estão integradas ao projeto. Organizado pela Associação de Desenvolvimento de Software, Produtos e Pessoas da Região dos Inconfidentes Mineiros (DevelOP), localizada em Ouro Preto.

Na UFSJ, o programa está sob responsabilidade da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec). O “Empreenda. Em Ação!” terá a parceria de nove professores de quatro campi da UFSJ - Santo Antônio, Tancredo Neves, Centro-Oeste Dona Lindu e Alto Paraopeba - e três do IF Sudeste de São João del-Rei.

Mais informações, programação e inscrições na página da Feira de Startups das Vertentes.