Desenvolvimento econômico em pauta na UFSJ

Publicada em 06/11/2018 - Fonte: ASCOM

Neste ano em que as eleições majoritárias são o grande assunto em discussão no Brasil, um tema ganha atenção especial: o do desenvolvimento. A noção de desenvolvimento é complexa, abrangendo não apenas aspectos econômicos e territoriais, mas políticos, culturais e socioambientais. Debater essas questões, com destaque para o desenvolvimento territorial, é o objetivo do IV Encontro de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, que vai de 6 a 8 de novembro, no auditório da Biblioteca do Ctan, a partir das 19h.

Organizado pelo Departamento de Ciências Econômicas da UFSJ, o evento conta com a presença de pesquisadores da instituição e de outras universidades do país. Na abertura dos trabalhos, nesta terça, 6, a presença do reitor da UFSJ, professor Sergio da Gama Cerqueira.

Após a cerimônia de abertura, tem início o ciclo de debates, com a mesa-redonda “Geopolítica da territorialidade, conflitos e migração”, que coloca em pauta as questões do território e das relações de poder, sob perspectiva de análise macroeconômica. O tema da migração também ganha destaque, numa abordagem da evolução do processo em terras brasileiras. Participam as professoras Deborah Werner (UFRJ) e Ana Carolina da Cruz Lima (UERJ).

Se na abertura de evento as discussões abordam o tema em concepção global, a mesa da quarta-feira, 7, reduz o recorte para a escala local. Os professores Pery Francisco Assis Shikida (Unioeste) e Márcio Carneiro dos Reis (UFSJ) compõem a mesa “Economia globalizada e desenvolvimento local”, cuja discussão em torno do desenvolvimento regional abrange a agroindústria e a mineração, ao lado de atividades econômicas artesanais, como a fabricação de tapetes em Resende Costa, e a de móveis, em Santa Cruz de Minas e Lagoa Dourada.

Na quinta-feira, 8, o espaço é dedicado à apresentação do corpo docente do curso de Ciências Econômicas da UFSJ, com professores e professoras apresentando suas linhas de pesquisa para conhecimento dos estudantes. As inscrições podem ser efetuadas presencialmente.

Veja programação completa aqui.