Disciplina trabalha gestão do tempo como ferramenta contra ansiedade dos alunos

Publicada em 08/11/2018

Uma das grandes dificuldades encontradas pelos profissionais da saúde atualmente é a conciliação entre vida pessoal e profissional. O número de estudantes que se dizem sobrecarregados pelo excesso de tarefas tem aumentando, e, na mesma proporção, crescem também os índices de doenças como ansiedade e depressão. Como lidar com esse quadro?

Sabe-se que a organização da rotina e agenda, bem como o emprego de técnicas de gestão das emoções, podem levar à redução do estresse, aumento da produtividade e melhoria do bem-estar. Apesar dessas competências serem essenciais para um bom desempenho na carreira, não são rotineiramente enfatizadas nos currículos de graduação, resultando dificuldades na futura prática profissional. O Campus Centro-Oeste da Universidade Federal de São João del-Rei (CCO/UFSJ) saiu na frente e desenvolveu uma disciplina para auxiliar os estudantes a adquirirem habilidades de gestão de tempo.

A disciplina denominada Profissionalismo: gestão de tempo e agenda no desenvolvimento profissional tem como objetivo aplicar estratégias para a melhoria da performance pessoal. É interativa e busca usar a terapia cognitivo-comportamental, técnicas de meditação e relaxamento e uma série de treinamentos para auxiliar no aprimoramento dessas competências fundamentais necessárias para uma vida com saúde emocional e equilibrada.

O plano de ensino pedagógico foi baseado em experiência internacional de sucesso e adaptado às particularidades nacionais. São abordados temas como: a reflexão de produção e saúde emocional; exercício sobre atuação em multi ou unitarefa; inventário de gerenciamento do tempo com formulário de metas, prioridades e estruturação do fluxo de trabalho; autodiagnóstico sobre a atividade de tela (celular, tablet, TV e computador); técnicas para gestão das emoções em momentos de sobrecarga de atividades; técnicas de priorização de atividades e de organização de agenda.

O trabalho tem repercutido nos meios de comunicação regionais. A disciplina ocorre sob coordenação da professora Angelita Cristine de Melo e apoio do professor Arlessandro Pinto de Souza Carvalho e da mestranda Karina Resende. Angelita ressalta que o hábito de identificar os limites individuais com relação à alocação de tempo, energia e a educação emocional também podem ajudar no sucesso profissional do estudante quando entrar para o mercado de trabalho e enfrentar as dificuldades impostas pela profissão.

Angelita conta que foram duas principais inspirações para a criação da disciplina: “a primeira são os relatos de sofrimento dos estudantes devido à dificuldade de se organizarem com a rotina universitária. E a segunda é uma experiência internacional de treinamento similar a este em médicos durante a residência médica. Achei que aqui poderíamos ajudar os estudantes a reduzir insônia, estresse e alguns outros problemas psíquicos com o desenvolvimento da competência profissional de gestão do tempo e da agenda”, detalha.

Hoje, há um total de 35 estudantes atualmente, todos do curso de Farmácia. No entanto, já há uma demanda de outros estudantes do CCO para se matricularem na próxima oferta de vagas.