UFSJ terá dois novos cursos de mestrado em Filosofia e Ciências Econômicas

Publicada em 21/11/2018

A  Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) comemora a aprovação de dois novos cursos de Mestrado, que serão oferecidos em 2019. São as pós-graduações stricto sensu em “Filosofia” e em “Desenvolvimento, Planejamento e Território”, este vinculado ao curso de Ciências Econômicas. A aprovação dos dois projetos foi divulgada no começo de outubro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os dois novos cursos se somam aos outros 28 programas de mestrados da UFSJ.


Um dos responsáveis pela conquista do Departamento de Filosofia e Métodos (Dfime), o professor Gustavo Leal Toledo diz que a agenda da seleção está sendo planejada. Serão 18 vagas e o processo seletivo ocorrerá no primeiro semestre de 2019. O professor salienta a importância desse passo: “O curso de Filosofia é o mais antigo da UFSJ. Existe um público latente esperando por esse mestrado. Além disso, as linhas de pesquisa têm a área de Filosofia da Mente entre seus focos (o outro é Metafísica), o que ainda é raro no país. Como temos três docentes dessa área, particularmente produtivos e inseridos no cenário brasileiro, esperamos atrair mestrandos de várias partes do Brasil. A área de Ética e Filosofia Política é a área mais consolidada do grupo, o que também deve ocasionar boa procura”, observa.

O curso de Filosofia vem de 1954, da antiga Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, uma das três instituições que, em 1987, deram origem à Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (Funrei), antecessora da UFSJ.

Ciências Econômicas

Já professora Patrícia Rosado, uma das responsáveis pela aprovação do mestrado em Ciências Econômicas, lembra que, apesar do Departamento também ser um dos mais antigos da UFSJ, um dos impeditivos para a abertura de cursos de pós-graduação era o quadro reduzido de docentes. Atualmente, o Departamento de Ciências Econômicas conta com 19 professores, dos quais 18 são doutores. “O programa de pós-graduação é um dos indicadores de reconhecimento da produção científica de seus docentes. O desenvolvimento de atividades de pós-graduação, em termos de ensino, pesquisa e extensão, possibilita reflexões teóricas e metodológicas necessárias para um projeto pluralista de desenvolvimento, planejamento e território. A produção intelectual oriunda das atividades de pós-graduação também exerce papel importante ao orientar e possibilitar a contínua atualização do conteúdo de ensino de graduação”, analisa Patrícia.

O curso de Ciências Econômicas tem como objetivo formar profissionais com capacidade de apresentar soluções para as questões relativas às diversas áreas que compõem o sistema produtivo de um país, região, estado ou cidade. O curso também tem por objetivo fornecer base teórica e estudo de História, para que os profissionais nele formados estejam aptos a analisar a economia brasileira e mundial.

As inscrições para o Mestrado em Economia já estão abertas: vão até dia 23 de novembro. Podem ser feitas, presencialmente, na sala 2.18 do Departamento de Ciências Econômicas, Campus Tancredo Neves, das 8h às 12h, e das 14h às 16h, ou via Sedex.

A íntegra do edital está disponível no site.