UFSJ sedia colóquio de educação a distância

Publicada em 28/11/2018

A educação a distância entra em pauta na UFSJ, durante o I Colóquio do Núcleo de Educação a Distância (Conead) da Universidade. No período de 28 a 30 de novembro, o evento reúne especialistas e estudantes em palestras e mesas-redondas sobre os desafios e planos futuros para a área. Toda a programação acontece no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio, centro de São João del-Rei.

A Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Elisa Tuller de Albergaria, destaca que atualmente há grande volume de produção científica entre docentes e estudantes da UFSJ. Por conta disso, o Colóquio surge como uma oportunidade de troca de conhecimento. “Queremos conferir o que está sendo produzido e discutido além da UFSJ.” No último dia do evento, está agendado também o lançamento da Revista de Educação a Distância, que passa a ser publicada a partir do ano que vem, a cada quatro meses.

Durante a preparação do evento, o Nead recebeu trabalhos relacionados a políticas e gestão, processos formativos, inovação tecnológica e educacional, comunicação, modelos de aprendizagem, formação de profissionais e produção de materiais para EaD. Os resumos aprovados pela Comissão de Avaliadores serão apresentados em pôsteres durante o Congresso e publicados integralmente nos anais do evento.

A cerimônia de abertura acontece nesta quarta, 28, às 19h, e antecede a palestra do professor Alexandre Martins dos Anjos (UFMT), cujo tema central são as práticas educacionais abertas e a distância. Na quinta-feira, a programação se estende ao longo do dia, com início às 9h, quando os professores Renata Chrystina Bianchi de Barros (Unicamp), Eduardo Barrére (UFJF) e Eric Batista Ferreira (Unifal) dividem a mesa “Tecnologias aplicadas à EaD”. Em seguida, começa o minicurso “Publicação de artigos de verdade” e, na sequência, a divulgação das pesquisas cadastradas.

No último dia do I Colóquio, a professora Elisa Tuler (UFSJ) realiza palestra, às 9h, sobre as perspectivas para o ensino a distância na UFSJ. A palestra do professor Carlos Eduardo Bielschowsky (UFRJ) encerra o evento. A programação completa pode ser acessada aqui.

O Nead é o núcleo da UFSJ responsável pelos assuntos relacionados à Educação a Distância. É composto por uma Coordenação Geral, vinculada a quatro subcoordenadorias, divididas entre UAB, Acadêmico-Pedagógica, Tecnologia e Mídias. Atualmente, oferece os cursos de graduação em Administração Pública, Filosofia, Matemática e Pedagogia, além de 10 cursos de especialização.