Grupo multidisciplinar da UFSJ lança campanha <i>Em busca da Kombi Amarela</i>

Publicada em 30/11/2018 - Fonte: ASCOM

O grupo multidisciplinar Teia Vita está realizando campanha para arrecadação de itens novos ou seminovos com o objetivo de realizar um bazar. A ideia é utilizar o valor arrecadado para a compra de uma kombi, que será utilizada para intervenções gratuitas de valorização da vida e prevenção ao suicídio nos municípios mineiros da região Oeste.

A campanha pede que os interessados doem itens de cor amarela ou com detalhes nessa cor. Eles podem ser materiais escolares, móveis, materiais de decoração, roupas, utensílios domésticos, brinquedos e objetos diversos. A cor amarela é relacionada tanto ao setembro, mês de prevenção ao suicídio; quanto é geralmente associada a sentimentos felizes e ao ideal de esperança.

Teia Vita

O Teia Vita é um grupo de trabalho e valorização da vida e suicidologia certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pela professora do curso de Enfermagem e Medicina, Nadja Cristiane Lappann Botti.

Segundo a coordenadora, “o grupo tem formação multidisciplinar composto por profissionais e estudantes de diversas áreas: Direito, Psicologia, Música, Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina”, com o trabalho focando na pesquisa, estudo e intervenção.

Na pesquisa, é realizada uma investigação no campo da valorização da vida e suicidologia com alunos da graduação, mestrandos e membros da Residência Multiprofissional da Saúde do Adolescente. Na vertente do estudo são realizados encontros temáticos para discussão da teoria e prática do campo da suicidologia. E a intervenção é responsável pelo trabalho de desenvolvimento de metodologias inovadoras de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

São realizados também atividades acadêmico-institucionais para capacitação comunitária e profissional sobre prevenção e posvenção do suicídio. “Neste ano, tivemos o lançamento do e-book ‘Valorização da vida na adolescência – ferramentas vivenciais’. Atualmente o Grupo tem se dedicado na revisão final do e-book de infografia da suicidologia, que será gratuito e com lançamento no início do próximo ano”, adianta a coordenadora.

Serviço - Teia Vita
Local: sala 201 - Bloco A (Campus Centro-Oeste Dona Lindu), Divinópolis.
Quando: os encontros de estudos ocorrem às segundas-feiras, a partir das 18h.
Quem quiser contribuir com a campanha pode entrar em contato com o grupo pelos seguintes telefones:  Daniela (37) 9817 8442; Lidiani (37) 8812 6234; Érica (37) 8824 3014; Lorena (31) 7118 0920; Dirlene (37) 9949 0386; Isabela (37) 9194 8742; Welker (37) 9111 5197; ou pelo e-mail teiavita@terra.com.br.