Dezembro Laranja - Campanha alerta para riscos da exposição desprotegida ao sol

Publicada em 21/12/2018

O verão chegou e, neste período de férias, a exposição ao sol é ainda mais intensa. Porém, é preciso ter atenção: o câncer de pele é o tumor mais comum do País, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

São dois os tipos da doença: não melanoma (carcinomas basocelular e espinocelular) e melanoma. O primeiro é o mais frequente, respondendo por cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País. A estimativa é que ocorram 165 mil novos casos neste ano, sendo 85 mil homens e 80 mil mulheres. Já o melanoma, considerado mais agressivo, deve atingir 6 mil pessoas.

Para conscientizar a população, foi criada - em 2004, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) - a campanha Dezembro Laranja, que alerta para os perigos da doença e orienta sobre as principais formas de prevenção. Neste ano, o tema é “Se exponha mas não se queime”.

Segundo a professora do curso de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei, Valéria de Azevedo Junqueira, “o câncer de pele, quando diagnosticado precocemente e retirado cirurgicamente, tem 90% de cura.” Ela indica, como principais formas de prevenção, evitar exposição ao sol das 10h às 16h, e usar chapéu, boné, camisetas e protetor solar - com FPS no mínimo 30. A docente avalia como obstáculos à prevenção o preço dos bloqueadores solares e o difícil acesso a especialistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sintomas

A SBD esclarece que o câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas, sendo importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:
Lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Confira mais informações no site oficial da campanha.