Alunos do CAP/UFSJ fecham 2018 promovendo ações de cidadania

Publicada em 03/01/2019

Nem só de ensino e pesquisa vivem os universitários. Estudantes do Campus Alto Paraopeba (CAP) protagonizaram uma série de ações de cidadania nos últimos meses de 2018. Ainda em novembro, no dia 25, os alunos que integram a Liga das Repúblicas, associação que reúne membros de moradias de estudantes da UFSJ, promoveram o “Domingo na praça com Festival Comida de Boteco”, voltado a arrecadar recursos para a revitalização da Praça José Bonifácio, em Ouro Branco.

Realizado em parceria com a vizinhança do local, o evento teve a participação de cerca de 600 pessoas que aproveitaram a programação. Diversos pratos característicos de boteco foram apreciados pelo público presente. A animação foi comandada pela banda Black and Blue e outras atrações musicais que se apresentaram durante o evento. Os organizadores também promoveram um sorteio de brindes, que incluiu centenas de caixas de fósforos antigas, com diversas estampas, doadas pelo site “Louco por Coleção”.

De acordo com o presidente da Liga, Anderson Ravik, aluno de Engenharia Civil da UFSJ, a associação foi criada com intuito de utilizar o potencial de transformação dos membros para estabelecer relações com a comunidade, através de parcerias comerciais, ações comunitárias e eventos beneficentes, buscando fazer algo por Ouro Branco. “O carro-chefe dessas ações foi o projeto de revitalização da Praça José Bonifácio, no qual unimos forças com os moradores da região para transformar o local num espaço de recreação que atraísse tanto as famílias quanto os universitários. Diante desta iniciativa, o poder público já se mobilizou e deu início às algumas obras de reforma das quadras e canteiros da pracinha”, completou.

Natal de solidariedade

No início de dezembro, a Liga das Repúblicas encabeçou mais uma ação em prol do bem comum. A associação promoveu a arrecadação de 600 quilos de alimentos, que foram doados a famílias carentes da cidade de Ouro Branco. A campanha foi realizada, durante o ano, nos supermercados da cidade que contribuíram para a montagem de diversas cestas básicas, cujos os itens poderão somar às ceias de fim de ano das famílias presenteadas.