Capes aprova criação de mestrado em Música na UFSJ

Publicada em 14/01/2019

Serão desenvolvidas três linhas de pesquisa; curso começa em agosto

Em sua última reunião do ano passado, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nivel Superior (Capes), que cuida da expansão da pós-graduação no Brasil, aprovou a criação do Curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado na área de Música, conforme proposta apresentada pelo Departamento de Música (Dmusi) da UFSJ.

De acordo com o professor Edilson Rocha, que junto com outros professores do Dmusi, elaborou a proposta, o objetivo do curso é formar pesquisadores e professores para a docência do Ensino Superior, qualificando mestres com competência técnica, autonomia, capacidade reflexiva e crítica para atuar em diferentes campos da música.

Estão previstas três linhas de pesquisa, nas áreas de "Dimensões teóricas e práticas da performance musical" , "Dimensões teóricas e práticas da formação musical" e "Aspectos estéticos e culturais da produção musical".

Para o professor Edilson, a proposta para abertura do Programa é o resultado da trajetória ascendente da produção científica e artística, que vem sendo realizada pelo Dmusi desde sua criação em 2006. “Nesses doze anos de existência, o Departamento realizou diversas ações que promoveram e incentivaram a pesquisa, e percebeu-se a necessidade de que esses esforços sejam melhor estruturados para que se reúnam as condições necessárias para sua continuidade, bem como o atendimento à demanda de formação de pessoal de nível superior, latente em toda a região” explica Edilson.

A previsão é que o curso comece suas aulas no próximo mês de agosto e ofereça 11 vagas. O corpo docente será formado por professores da UFSJ e colaboradores de outras universidades.