Sisu 2019: Sete Lagoas oferece cursos em biossistemas e engenharias agronômica, florestal e de alimentos

Publicada em 22/01/2019

Lagoas, grutas, serra e construções históricas: quem mora em Sete Lagoas pode desfrutar de todos esses encantos naturais e culturais. A Universidade Federal de São João del-Rei oferece quatro cursos de graduação no campus situado na cidade, que será o novo lar de diversos calouros a partir de fevereiro por meio do Sisu 2019, que abre inscrições hoje, 22 de janeiro.

O Campus Sete Lagoas (CSL) foi criado em 2009 e, desde então, vem sendo muito importante para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na cidade e na região. Para auxiliar no desenvolvimento dos alunos que estudam no campus, a UFSJ possui parcerias com diversas empresas da região, fato que complementa a formação dos estudantes. Vamos conhecer os cursos que são oferecidos no município?

Engenharia Agronômica

O curso de Engenharia Agronômica foi criado em 2009 e reflete bem a proposta universitária de unir formação teórica e prática à pesquisa científica, à extensão e a cooperações com outras instituições da região. Durante os dez períodos do curso, o discente se capacita para atuar no planejamento, produção e controle de diversas atividades ligadas à agricultura e agropecuária.

Luciane Torres, recém-formada, conta que ingressou no curso sem conhecer bem a profissão, mas o amor pela Engenharia Agronômica foi surgindo durante o aprendizado. “Fiquei apaixonada pelo curso com o passar do tempo. Me envolvi em tudo que pude (PET, iniciação, projeto de extensão), fiz estágio na Embrapa e isso tudo me ajudou a conhecer melhor o curso”, conta.

Ainda segundo ela, o mercado de trabalho é muito favorável para a profissão: “No Brasil é uma área forte, a economia é sustentada pelo agronegócio. Aqui em Minas tem muita opção, fora de Minas tem mais ainda. Então, se tiver coragem e ânimo pra ganhar o país é uma boa área para conseguir emprego”.

Engenharia Florestal

A graduação em Engenharia Florestal visa a promover a exploração sustentável dos recursos naturais de florestas. O engenheiro desse campo deve saber planejar o aproveitamento do meio ambiente, ao mesmo tempo que cuida da manutenção do ecossistema. Este curso também possui dez períodos e, ao final desse tempo, o formado estará apto a atuar em áreas como produção de mudas florestais, plantio e manutenção das florestas, manejo da produção madeireira, entre outras.

A aluna do décimo período, Maria Luiza Gonzaga explica que escolheu o curso por afinidade com assuntos envolvendo natureza e por ser do campo das ciências exatas. Para Maria Luiza, a Engenharia Florestal na UFSJ superou todas as expectativas que ela tinha. “A coordenação está bem estruturada, os professores são ótimos, o curso foi muito bem montado e, apesar de ser da primeira turma e não ter usufruído tanto dos laboratórios que estão em construção, a maioria das aulas foram didáticas, tivemos bastantes viagens técnicas para subsidiar o conhecimento”.

Engenharia de Alimentos

Quem se forma como engenheiro de alimentos se vê apto a zelar pelo fornecimento de alimentos saudáveis e de qualidade. Ele é responsável por garantir que a fabricação dos produtos ocorra de forma mais eficiente e obedecendo a padrões rigorosos de higiene. O engenheiro de alimentos atua em todos os momentos da fabricação dos produtos. Além disso, desenvolve técnicas de produção e cria produtos novos que atendam às exigências do mercado.

Recém-formada no curso, Maísa Castro detalha as possibilidades de atuação na área: “o profissional pode atuar no controle de qualidade, setor em que trabalho atualmente, coordenando análises laboratoriais e garantindo a qualidade da matéria-prima e do produto acabado”. Maísa detalha, ainda, que quem se forma na profissão pode atuar em meio ambiente, sendo responsável pelo “tratamento de resíduos de uma indústria, minimizando impactos ambientais”. Além de trabalhar em indústrias, o profissional também pode exercer seu ofício em restaurantes, fast food, distribuidoras de alimentos, especifica Maísa.

“Como qualquer outra engenharia no curso de alimentos, é exigido muito estudo nas áreas de matemática, física, química e biologia”, complementa.

Veja o site da Engenharia de Alimentos da UFSJ.

Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas (BIB)

Esse curso possui a duração de três anos e quem opta por ele recebe formação básica de nível superior. As disciplinas que compõem a graduação são basicamente as mesmas do ciclo inicial dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos. Com o diploma, o aluno poderá participar de concursos públicos e utilizar as disciplinas cursadas como equivalências para uma possível futura graduação. Quando o aluno estiver formado, terá vaga garantida em uma das engenharias já citadas e poderá continuar sua formação dentro do Campus Sete Lagoas.

Recém-formado, Reginaldo Arthur Marcelino conta que “o curso foi um caminho de grande aprendizagem interdisciplinar e multidisciplinar em diversos ramos, seja disciplinar pela grade curricular variável, oportunidades únicas de vivência extraclasse pelas horas complementares, representatividade e resistência frente à linearidade de outros cursos”. Para Reginaldo, a vantagem do Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas é “a grande variabilidade de conteúdos”, um diferencial tanto para seguir carreira acadêmica quanto para concursos públicos.

A flexibilidade do curso é um dos diferenciais na vida profissional do formado. “Quem escolher o BIB terá três anos de graduação e, posteriormente, escolherá a sua opção de curso sem perda de tempo. Com mais dois anos pode se formar. Assim, em cinco anos terá dois diplomas”, arremata.