Sisu 2019: Campus Alto Paraopeba abre vagas para cursos de Engenharias

Publicada em 23/01/2019 - Fonte: ASCOM

O Campus Alto Paraopeba (CAP), referência da UFSJ nas engenharias (são cinco cursos na área), disponibiliza, via Sisu 2019, vagas para todas suas graduações. Situado nos municípios de Ouro Branco e Congonhas, o CAP oferece os seguintes cursos de engenharia: Civil, de Bioprocessos, de Telecomunicações, Mecatrônica e Química.

Saiba mais sobre cada uma das graduações do CAP e fique atento ao período que inscrições do Sisu 2019, que termina nesta sexta, 25.

Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil é ofertado nos períodos integral e noturno com duas entradas semestrais de 50 estudantes, totalizando 100 por ano, sendo, no primeiro semestre a entrada para o curso noturno e no segundo, para o período integral.

Na UFSJ o curso tem ênfase em estruturas metálicas. Pelo fato do CAP estar localizado em um dos maiores polos siderúrgicos do país, o objetivo do curso o objetivo é incentivar este mercado e colocar o Brasil no mesmo patamar de desenvolvimento tecnológico de outros países no campo da construção metálica.

A experiência adquirida em um curso técnico durante o ensino médio levou a estudante Elisa Serafim a optar pelo curso de Engenharia Civil da UFSJ. “Tive a oportunidade de fazer o curso técnico em edificações e me identifiquei com a área de construção civil”, conta. Elisa vê na extensão uma forma de aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso contribuindo para as demandas da sociedade. Segundo ela “o curso oferece a oportunidade de transformarmos nosso conhecimento científico em tecnologia e contribuirmos para a comunidade”.

Para aqueles que se preocupam com o mercado de trabalho, o recado da estudante é otimista. “Mesmo com o mercado estando vinculado diretamente à situação econômica do país, o campo de trabalho para um engenheiro civil é amplo”.

Engenharia de Bioprocessos

O Engenheiro de Bioprocessos da UFSJ tem formação nas áreas básicas de química, física, matemática, computação e biologia, estando apto a desenvolver e aperfeiçoar produtos e processos baseados no emprego, em escala industrial, de enzimas, microrganismos e células vivas.

Um dos fatores que ajudou Edna Silva, hoje graduada, a escolher o curso foi a grade curricular multidisciplinar ofertada. “No momento da escolha eu realmente tinha dúvidas, então optei por algo que me desse várias possibilidades.” Também pesou para Edna a questão financeira, uma vez que, estudando no Campus Alto Paraopeba, estaria próxima de sua casa.

O curso é constituído por dez semestres. Edna concluiu em dezembro de 2018 e considera este um período de grande crescimento. “Foi uma oportunidade única, que me permitiu olhar o mundo de uma forma que jamais seria possível sem ter trilhado todo esse caminho de conhecimento.”

O desafio de milhões de brasileiros, hoje, é a inserção no mercado de trabalho, principalmente em áreas ainda em desenvolvimento no país, como a de Bioprocessos. “As oportunidades ainda são poucas para quem quer trabalhar na área. Mas por ser um curso multidisciplinar acredito que, com força de vontade, seja possível se encaixar no mercado, ou quem sabe criar uma oportunidade nova.”

Engenharia de Telecomunicações

O Bacharelado em Engenharia de Telecomunicações é um curso do CAP com entrada semestral de 50 estudantes, oferecido nos turnos integral e noturno, com duração de cinco anos. Os objetivos do curso são a formação de profissionais empreendedores com capacidade de desenvolver projetos e pesquisas, acompanhamento e promoção contínua do progresso científico e tecnológico na área e a aplicação do método científico à análise e solução de problemas.

O surgimento da profissão se deu graças à evolução da comunicação e aos avanços tecnológicos, que ligaram o mundo em redes. Em seu início, o curso fornece base teórica em matemática física e informática. Depois, discorre sobre quatro grandes áreas do conhecimento: eletrônica, eletromagnetismo, sistemas de transmissão e redes.

O profissional da área desenvolve e implanta serviços e redes de telecomunicações. O engenheiro de telecomunicações tem boa formação nas áreas de elétrica e eletrônica que o permitem criar, planejar e construir equipamentos.

Engenharia Mecatrônica

O curso de Engenharia Mecatrônica é multidisciplinar e abrange áreas do conhecimento dentro das engenharias mecânica, elétrica/eletrônica, de computação e de automação. São dez períodos semestrais, com entrada tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Essa multidisciplinaridade convenceu Álvaro Vieira a querer ser um engenheiro mecatrônico. “Durante o ensino médio eu estava em dúvida entre Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, por isso comecei a pesquisar sobre cursos que possuíam um pouco de cada engenharia, e assim descobri a mecatrônica”, relembra.

Álvaro formou-se em 2018 e viu nas equipes de competição, dentre elas Robocap, Noizavua, Capgear, grande importância para sua formação. Para ele, a estrutura aliada ao conhecimento dos docentes também foram importantes para sua formação. “Os laboratórios são bem distribuídos ao longo da graduação, englobam as quatro grandes áreas da mecatrônica e te dão uma boa noção da aplicabilidade das matérias aprendidas no mercado de trabalho”

A grande vantagem do curso de Engenharia Mecatrônica, segundo o engenheiro, são as diferentes áreas de atuação profissional. “O curso te dá uma boa base do que você pode escolher como carreira profissional. É um curso relativamente novo e várias tendências globais de empregos no futuro envolvem a engenharia mecatrônica”, arremata.

Engenharia Química

O curso de Engenharia Química dura cinco anos e é oferecido nos períodos integral e noturno. O engenheiro químico pode atuar em diversas áreas como a de pesquisa e desenvolvimento, ambiental, industrial e na elaboração de projetos fabris.

Leandro Faria optou por escolher uma engenharia devido à afinidade com disciplinas como química, física e matemática durante o ensino médio. ”Quando eu descobri que existia Engenharia Química, fiquei bem animado e queria logo conhecer as áreas que um engenheiro químico pode atuar.” A diversidade de áreas de atuação foi crucial para a escolha: “me tranquilizou e encorajou a escolher este curso.”

Para Leandro, as diversas disciplinas que se complementam, levam os estudantes a utilizarem os conhecimentos adquiridos de forma integral e direcionam para área de maior interesse do estudante em sua futura atuação. Além das salas e laboratórios, o estudante vê como importantes o Centro Acadêmico, a Empresa Jr, as equipes de competição e projetos multidisciplinares como o Trupe Só Risos, do qual fez parte.