Inscrições Sisu 2019: fique atento às alterações e dicas

Publicada em 24/01/2019 - Fonte: ASCOM

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) encerram nesta sexta-feira (25/01). Por isso, é preciso correr para garantir uma vaga em universidade ou instituto federal em 2019. Neste primeiro semestre, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) oferta 47 graduações nos seus seis campi, presentes nas cidades de São João del-Rei (campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves), Divinópolis (Campus Centro-Oeste Dona Lindu), Sete Lagoas (Campus Sete Lagoas) e Ouro Branco/Congonhas (Campus Alto Paraopeba). No total, a instituição oferece 1.865 vagas.

Para ajudar o candidato a não perder essa chance de estudar na UFSJ, preparamos algumas dicas:

Nota de corte

Uma das principais dicas para quem vai se inscrever é conferir no site do Sisu a atualização das notas de corte dos cursos da instituição. Assim, o candidato pode se inscrever num curso/instituição compatível com o resultado que obteve na prova.

Novas regras

Fique atento às mudanças nas regras da seleção. Neste ano, o estudante aprovado na chamada regular para uma das duas opções de curso selecionadas não poderá participar da lista de espera. Antes, era possível desistir da segunda opção, mesmo aprovado, para ficar na lista de espera da primeira.

Caso não seja selecionado na chamada regular, o participante poderá participar da lista de espera de apenas uma das opções informadas no ato da inscrição.

Calendário

Os candidatos devem estar atentos ao cronograma. Além de saber que o prazo para inscrições termina no dia 25 de janeiro, o futuro universitário precisa estar atento para as datas do resultado da chamada regular (28 de janeiro), do prazo para participar da lista de espera (28 de janeiro a 4 de fevereiro) e de início da convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições (a partir de 7 de fevereiro).

Em caso de dúvidas sobre o cronograma, as novas regras e outras referentes ao Sisu UFSJ, o interessado pode contactar a Comissão Permanente de Vestibular da instituição (Copeve UFSJ) pelo e-mail copeve@ufsj.edu.br ou telefones 32 3379-5467/68

Sisu

Para participar do Sisu 2019, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e obter nota na redação diferente de zero, além de não estar na condição de “candidato treineiro”, que participa do exame com objetivo de autoavaliação.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.