Urbanidades Latinoamericanas no Rio de Janeiro

Publicada em 24/01/2019

Durante este mês de janeiro, a professora Adriana Nascimento, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Artes Aplicadas (Dauap), expõe o projeto de residência de curadoria Urbanidades Latinoamericanas: Olhar sobre o urbano, na Despina, espaço independente de desenvolvimento de plataformas de pesquisa, produção e intercâmbio nos campos da arte e do ativismo cultural, que fica na cidade do Rio de Janeiro.

Para Adriana, “a noção de urbano como conhecemos, em termos disciplinares, foi construída em fins do século XIX, início do século XX, com o surgimento do Urbanismo como campo disciplinar. Abre-se, com isso, uma perspectiva científica moderna para entendê-lo de maneira diferente da qual se entendia a cidade até então.”

O projeto de curadoria tem como proposta a criação de uma espécie de inventário de leituras urbanas, com participação colaborativa, num processo inter e transdisciplinar de exposição-arquivo-entrevistas, sem deixar de questionar o lugar do urbano na atualidade.

As perguntas feitas durante a residência buscam relacionar como as urbanidades latinoamericanas têm sido retratadas nos diferentes campos do conhecimento: “Não há uma resposta que seja a única verdade. A diversidade de respostas é que conferem a complexidade que busco como resposta. São elas em conjunto que nos permitem entendimentos sobre o que é questionado”, explica a professora.

O Urbanidades Latinoamericanas é um projeto de extensão da UFSJ, desenvolvido pelo grupo de pesquisa A.T.A.. Dentre os resultados esperados por meio da curadoria, estão parcerias de trabalho naquele formato, exposições e publicações sobre a temática em estudo.

Acompanhe o projeto pelo Facebook Urbanidades Latinoamericanas.