Sisu 2019: Campus Centro-Oeste oferece quatro cursos da área de saúde

Publicada em 24/01/2019

Há vagas nas graduações em Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina

Até o dia 25 de janeiro, quem fez o Enem 2018 poderá se inscrever em variados cursos de graduação oferecidos por universidades públicas sediadas em várias regiões do país, entre as quais figura a Universidade Federal de São João del-Rei. A UFSJ distribui seus cursos em seis campi, um deles em Divinópolis: o Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), sede de quatro cursos de graduação - Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina. Conheça um pouco sobre cada um deles:

Bioquímica

O curso de Bioquímica é oferecido, como os outros três, desde 2008. O contexto era a criação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Divinópolis, que objetiva formar profissionais capazes de atender a setores estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do país. A cada semestre, estão disponíveis 50 vagas, sendo necessário, no mínimo, oito períodos para se formar.

O conteúdo do curso é voltado para a ciência, a tecnologia e a inovação. Os conceitos são integrados, permitindo aplicações em Biociências, nas áreas de saúde humana e animal, agronegócio, ciências ambientais e bioenergia.

Enfermagem

Segundo o Censo da Educação Superior 2016, do Ministério da Educação, Enfermagem é o sexto curso mais procurado no país, com cerca de 273,4 mil matrículas. No Campus Centro-Oeste Dona Lindu são oferecidas 40 vagas a cada semestre. O curso busca desenvolver e construir em seus alunos habilidades e competências importantes para a atuação na área, como a responsabilidade social e a assistência em saúde.

Para se formar em Enfermagem, é preciso passar por, no mínimo, nove semestres. A graduação busca trabalhar a interdisciplinaridade dos conteúdos. Dessa maneira, o curso proporciona ao aluno formação que o permite integrar equipes de saúde e/ou participar de ações que promovam o bem-estar da população.

Farmácia

No CCO, o curso de Farmácia oferece semestralmente 50 vagas. O farmacêutico graduado pela UFSJ detém formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, possibilitando a atuação em todos os níveis de atenção à saúde, baseada no rigor científico e intelectual. Natane Archanjo, recém-formada pela UFSJ, optou pelo curso por se identificar com a área industrial, mas também considerando várias áreas de atuação.

Para Natane, os grandes desafios da graduação foram “conciliar as atividades extras, como iniciações e monitorias, com as aulas.” Ela acredita ainda que os estágios curriculares são de extrema importância, e por isso, poderiam ter maior duração, por acrescentarem muito à formação profissional.

Medicina

Semestralmente, o processo seletivo para o curso de Medicina no CCO oferece 30 vagas para a formação de profissionais comprometidos em exercer a função social e o caráter humanístico da atenção à saúde. Para se formar, é necessário cumprir 12 períodos, no mínimo.

O aluno que ingressa na Medicina da UFSJ se torna um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado para atuar na área, levando em conta princípios éticos e senso de responsabilidade social inerentes à carreira.

Se você tem interesse em algum desses cursos da UFSJ, acesse os links abaixo para mais informações sobre o CCO e as graduações que oferece:

CCO: https://www.ufsj.edu.br/cco/

Bioquímica: https://ufsj.edu.br/cobqi/

Enfermagem: https://ufsj.edu.br/coenf/

Farmácia: https://ufsj.edu.br/cofar/

Medicina: https://ufsj.edu.br/comed/