Sisu 2019/1: UFSJ abre 200 vagas para cursos das Ciências Naturais e Zootecnia

Publicada em 24/01/2019 - Fonte: ASCOM

O mês de janeiro marca uma importante etapa do calendário acadêmico: a primeira seletiva do Sisu, o principal meio de ingresso no Ensino Superior brasileiro. Os resultados individuais do Enem foram divulgados na última sexta-feira, 18, e todos têm até o dia 25, data final das inscrições, para decidir seu futuro. Os resultados da primeira etapa de aprovação serão divulgados na segunda-feira, 28. A UFSJ oferece 1.865 vagas em 47 cursos de graduação, entre os tradicionais das Ciências Naturais, como Física, Química e Biologia, que contam com as modalidades de bacharelado e licenciatura.

Sua localização em uma cidade universitária é um dos principais diferenciais da UFSJ, o que contribui para transformar São João del-Rei no destino de estudantes que partem de outros cantos de Minas Gerais e do Brasil. Essa é a história de Matheus Viana, 21, mineiro nascido em Oliveira, prestes a se formar como biólogo. “Morar aqui foi uma boa experiência”, conta ele. “Amadureci muito e descobri que é o tipo de cidade de que gosto.”

Matheus lembra que, inicialmente, não tinha a UFSJ como sua primeira opção, mas diversas circunstâncias contribuíram para que fincasse suas raízes por aqui. Por outro lado, há aqueles que, desde a primeira etapa do Sisu, decidiram se mudar para São João del-Rei, como o barbacenense Luiz Antônio Oliveira Júnior, 28. “Em minha cidade havia a oferta do curso, mas optei pela UFSJ, acreditando no meu crescimento pessoal”, relata o estudante do 8º período da licenciatura em Química.

Aprendendo para ensinar

Tanto Matheus quanto Luiz Antônio se preparam para ingressar no mercado de trabalho como professores. A preparação de professores e professoras exige uma grade curricular ampla e um corpo docente capacitado.

“Posso dizer que a grade é completa”, afirma Luiz Antônio. “Vale destacar que na última mudança do currículo incluíram disciplinas que valorizam o professor, sobre como gerir uma escola e como lidar com as adversidades culturais e sociais do dia a dia no âmbito escolar”, aponta.

Já Matheus, o futuro biólogo, se mostra satisfeito com sua grade curricular, e a classifica como “bem dividida e completa”. Na sua avaliação, talvez fosse o momento de reavaliar a cronologia das disciplinas obrigatórias.

Enquanto os dois estudantes estiverem se preparando para deixar a Universidade, outros estarão chegando. É o ciclo natural da vida acadêmica. Com base na experiência vivida na UFSJ, deixam seus conselhos aos calouros e às calouras de 2019. “Eu diria para estudarem bastante, de modo a seguirem tranquilos durante o curso”, aconselha Matheus. “E também para aproveitar a cidade, as pessoas, tudo o que você descobre e só pode conseguir aqui.”

O futuro químico Luiz Antônio considera que o atual cenário para a docência é de desvalorização do profissional, sobrecarregado por inúmeras responsabilidades, que podem ou não ser suas. “É um curso difícil e muitas adversidades virão, mas, caso seu amor por lecionar Química seja maior, como é o meu, aconselho a encarar o desafio e seguir em frente!”

Constante evolução

Quem teve a oportunidade de estudar na UFSJ na última década e meia, testemunhou a evolução da Universidade, beneficiária do plano de investimentos que a rede pública de Ensino Superior recebeu do Governo Federal. Foram construídos novos prédios de salas de aula, novos laboratórios e o restaurante universitário do Campus Dom Bosco.

Para além da sala de aula, a Universidade ainda vem aprimorando o cuidado com a saúde de seus estudantes. “Percebo que a UFSJ sempre trabalhou para melhorar a vida dos alunos”, diz Matheus Viana. Chama sua atenção os programas institucionais voltados para o bem-estar psicológico e emocional dos alunos, que cresceram ao longo daquele período.

O curso de Química oferece 50 vagas, divididas entre licenciatura e bacharelado, como acontece com as graduações em Biologia e em Física.

Também são 50 as vagas para Zootecnia, um dos mais concorridos da UFSJ em 2018, com 649 pessoas inscritas pelo Sisu.